Exposições e Eventos

MAM apresenta “Sete Décadas de Exposições Modernistas”

Desde 22 de janeiro, o Museu de Arte Moderna de São PauloMAM apresenta a exposição Sete Décadas de Exposições Modernistas na Biblioteca do MAM. A mostra acompanha atividades do ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, apresentando uma seleção de cartazes de exposições de artistas modernos realizadas pelo museu nas últimas décadas, além de exibir o documentário MAM São Paulo: sete décadas de exposições modernistas de 1950 a 2018, produzido pelo museu. 

A exposição é realizada com peças do acervo documental da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, que guarda a memória institucional do MAM e é referência para a pesquisa sobre arte moderna e contemporânea.

Cartaz da Exposição Portinari 100 anos Alegorias do Brasil, de 2003

Para Cauê Alves, curador-chefe do MAM, “parte do legado das exposições de arte moderna que o MAM apresentou por mais de sete décadas, trata-se de uma homenagem aos artistas protagonistas da arte moderna brasileira e uma pequena contribuição para os estudos sobre a história das exposições no Brasil”.

A seleção de cartazes da coleção apresenta as exposições:50 anos de arte: Di Cavalcanti de 1971, Do Modernismo à Bienal de 1982, Volpi 90 anos de 1986, Modernidade – Arte Brasileira do século XX de 1988, Portinari Imagens do Brasil de 1996, Vicente do Rego Monteiro 1899-1970 de 1997, Portinari 100 anos — Alegorias do Brasil de 2003, Guignard — A memória plástica do Brasil moderno de 2015 e Volpi: pequenos formatos – Coleção Ladi Biezus de 2016.

Cartaz da Exposição do Modernismo à Bienal, de 1982

Além de cartazes, o MAM realizou o documentário MAM São Paulo: sete décadas de exposições modernistas de 1950 a 2018 que foi premiado pelo ProAC e será exibido na exposição. Em breve, ele estará disponível na plataforma #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. No vídeo, são exibidos personagens que compõem a trajetória da história do modernismo e que se dedicaram à arte moderna no Brasil, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Oswaldo Goeldi e muitos outros.


Sobre o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.


Serviço

Sete Décadas de Exposições Modernistas no MAM
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Data: A partir do dia 22 de janeiro de 2022

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Telefone: (11) 5085-1300

Ingressos

Ingresso: R$ 25,00. Gratuidade aos domingos. Agendamento prévio necessário.
Ingressos disponibilizados online
Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de SP, com identificação; sócios e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Veja também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago