O MAM RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) continua as comemorações de seus 75 anos com a exposição inédita “MAM Rio: Origem e construção“, que abrirá ao público em 22 de julho. A mostra tem como objetivo abordar a constituição do museu sob a perspectiva de seu projeto, mesmo antes de ocupar sua sede atual.
A exposição apresentará cerca de 160 itens documentais, incluindo fotografias, cartas, jornais, estatutos, croquis, plantas baixas e folders, selecionados a partir do acervo de pesquisa e documentação da própria instituição. Além disso, haverá contribuições dos arquivos dos Museus Castro Maya para relatar o processo de fundação do museu, que ocorreu a partir de 1948, até a construção de sua sede permanente, entre 1954 e 1967.
A exposição lida com a criação do MAM desde seu conceito, por meio da rede de pessoas que constituiu o museu, até a sua materialização no edifício do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e da engenheira Carmen Portinho. Essa exposição complementa a mostra museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas, em cartaz desde 27 de maio, com foco nas ações e programações“, resume o diretor artístico Pablo Lafuente.
A exposição faz parte do projeto Bibliotecas em Rede – Laboratório de Leituras, que visa expandir o acesso à Biblioteca do MAM, ampliando seu alcance para os visitantes do museu. A iniciativa também vai realizar serviços de restauração, indexação, catalogação e digitalização do acervo bibliográfico.
“Enquanto a biblioteca passa por um processo de reformulação do seu espaço físico, a mostra disponibiliza livros sobre assuntos diversos, cópias de títulos presentes no acervo do museu, criando um espaço de leitura e partilha”, completa Lafuente.
MAM Rio: Origem e construção
Abertura: 22 de julho de 2023
Endereço: av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Horários: De quarta a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h / Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
Ingressos no site.
Com informações de Diário do Rio
Leia também: MAM SP se expande pelo Parque Ibirapuera com exposição inédita
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…