As duas mais famosas distopias literárias do século vinte, “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, e “1984”, de George Orwell, são a base para a aula aberta “Liberdade — Possibilidade, Escolhas, Condicionamentos”, que acontece no Museu de Arte Murilo Mendes nesta sexta-feira, 5, às 15h.
Na aula, as obras literárias servem de base para guiar a reflexão sobre as possibilidades de escolhas na realidade atual. Conhecimentos do direito, filosofia e sociologia auxiliarão o diálogo com a participação do professor de letras Waldyr Imbroisi, do professor de história Raphael Reis e do acadêmico de direito Ivo Meirelles.
De acordo com Imbroisi, organizador da aula, a ideia é “trabalhar alguns conceitos da sociologia relacionados aos condicionamentos que cada meio impõe aos sujeitos e discutir a ideia existencialista de liberdade, segundo a qual cada um é absolutamente responsável por suas escolhas”.
Essa aula aberta integra o projeto Leituras Temáticas do MAMM, que busca fomentar a formação de público através da realização de oficinas, palestras e ações que envolvam a discussão da arte e da contemporaneidade. A aula aberta “Liberdade — Possibilidade, Escolhas, Condicionamentos” acontece em parceria com curso Aporia. A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia.
O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…
Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…
Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…
A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…
“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…