Exposições e Eventos

Metaverso brasileiro recebe NFT originária de Picasso

O metaverso Xepa.World traz a polêmica obra chamada “The Burned Picasso” (“Picasso Queimado”), que será exposta pela primeira vez no prédio da NFTFY, aplicação descentralizada (DApps) que fraciona NFTs (tokens-não fungíveis). A galeria já está aberta e pode ser acessada gratuitamente escolhendo o servidor da NFTFY no site da Xepa.

O espaço foi inaugurado durante uma festa na Blockchain Rio, o maior evento de Blockchain da América Latina que aconteceu entre os dias 1 e 4 de setembro. O prédio está ativo e aberto para visitação do público, qualquer um pode visitar e ver de perto a NFT do Picasso de forma gratuita e de qualquer lugar do mundo, usando um celular, tablet, computador ou óculos VR.  

Metaverso

Quatro artistas e personalidades extremamente relevantes para o mundo das artes NFTs terão obras expostas na galeria, sendo eles: PFP Supply Co, Nouns, Lil Nouns e Diego Tovar, além da obra “The Burned Picasso”, outras obras se destacam, como a “Construtores do Metaverso”, inspirada na obra “Os Operários” produzida em 1933 por Tarsila do Amaral, que é de posse compartilhada através de um Crowdpad da Bankless Brasil DAO. Outra NFT que se destaca por conta da sua popularidade, é a #6899 da coleção Mutant Ape Yatch Club, que atualmente está avaliada em cerca de 14,025 ETH ou R$ 23.543,47.

A obra “The Burned Picasso” ficou muito conhecida no ano passado, quando um grupo de artistas anônimos dos Estados Unidos queimou o quadro “Fumeur V”, do pintor espanhol Pablo Picasso, com o objetivo de transformar a gravura feita em 1964 em um NFT e colocá lo na blockchain (criptografia que autentifica a originalidade de um arquivo no mundo digital). “O Picasso Queimado vive para sempre no blockchain”, disse a página do projeto na época. Quando a NFT foi feita em junho de 2021 gerou muita polêmica, a comunidade artística se dividiu e diversas discussões surgiram a respeito do assunto, entre elas, se o NFT da obra do Picasso é arte ou não. 

Para a exibição da arte, Gibran Sirena, o Metaverse Architect da Xepa, criou uma instalação especial que remonta à performance onde o quadro foi queimado. “Essa provocação nos faz questionar a linha que separa o físico do digital e qual o papel que o mundo virtual tem em nossas vidas. É um prazer imenso poder receber essa obra em nosso metaverso, por isso pensamos numa expografia única que conta um pouco dessa transformação”, afirma Gibran.

Sobre a Xepa.World

A Xepa World é um metaverso brasileiro dedicado à arte e ao entretenimento. Criada em 2021 com o objetivo de facilitar a entrada de artistas brasileiros na criptoarte e dar mais visibilidade para eles, servindo como um novo canal de conexão entre os artistas e o seu público, o MVP da plataforma foi aberto ao público em julho de 2022 com uma grande exposição do artista Susano Correia. Hoje a cidade virtual da Xepa já conta com 3 prédios em funcionamento e outros 7 projetos em fase de construção, entre projetos artísticos e de empresas que buscam oferecer uma experiência imersiva aos seus clientes através do metaverso.

Metaverso

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.


Leia também:
Mostra com manuscritos de Picasso, Frida e Van Gogh está em SP

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago