O Itaú Cultural (IC) tem a honra de apresentar esta exposição, que rememora a trajetória de Guto Lacaz e lança um olhar panorâmico sobre o seu processo criativo e sua múltipla fatura. É um passeio por quase 50 anos de uma criatividade atenta e sempre operante, que atesta o contínuo caráter de vanguarda de um dos maiores artistas brasileiros.
Versátil e surpreendente, Guto Lacaz amplia nossa percepção sobre a vida: revela segredos dos objetos cotidianos e nos ensina a enxergar tudo aquilo que pode parecer desimportante.
Como um inventor cheio de bom humor, o artista manipula as nossas expectativas e provoca reflexões, das mais singelas às mais ácidas, sobre as maneiras como a realidade se apresenta, abrangendo desde diminutos objetos até a amplidão do universo.
Em suma, Guto nos convida à contemplação do inusitado. Emanando, de modo muito natural, a felicidade em descobrir faces novas do mundo, suas obras nos instigam a sorrir.
Formado em arquitetura, ele desenvolveu sua trajetória na arte e no universo editorial, consolidando-se como um dos artistas mais inventivos de sua geração. Sua pluralidade criativa não se limita às referências artísticas, sendo evidente a influência da física, da matemática, da mecânica e da eletrônica em sua produção, que se estende pelas mais diversas áreas das artes visuais – da escultura à videoarte, da edição de livros à performance, da cenografia à ilustração, sempre explorando os limites do possível.
Exposição Guto Lacaz: cheque mate
Data: de 1 de agosto a 27 de outubro de 2024
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149, São Paulo – SP.
Horários: Terça a sábado (11h às 20h). Domingos e feriados (11h às 19h)
Entrada gratuita
Leia também: Programa Ocupação Itaú Cultural homenageia o músico Naná Vasconcelos
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand acaba de conquistar o…
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…
Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…
Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…