Exposições e Eventos

Paço das Artes abre inscrições para Temporada de Projetos 2023

A Temporada de Projetos do Paço das Artes abre suas inscrições para a 27ª edição. Considerada uma das mais importantes iniciativas de fomento à arte contemporânea do país, a proposta visa a seleção de artistas residentes no estado de São Paulo, mais um trabalho específico de curadoria, para compor uma mostra coletiva. Os interessados em participar devem preencher o cadastro disponível no site do Paço. A convocatória segue até 11 de novembro de 2022.

Os critérios de seleção contemplam as múltiplas manifestações artísticas e poéticas, ineditismo do trabalho, e os concorrentes terão ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea desenvolvidas em seus projetos. O júri será composto por três artistas, críticos e/ou curadores convidados.

Além da exposição coletiva, imagens e textos críticos das obras selecionadas serão publicados no catálogo da Temporada de Projetos 2022/2023 e devem integrar o Acervo do Paço das Artes.

“Parabrigar”, do artista Helô Sanvoy, selecionado para a Temporada de Projetos de 2022. Foto: Cinthia Bueno / Paço das Artes

Os cinco trabalhos escolhidos receberão prêmio de participação de R$ 2.000,00 (para os artistas) e R$ 4.000,00 (para o projeto de curadoria). O edital também prevê uma verba para produção das obras e montagem das exposições, acompanhamento crítico do júri de seleção, além de ajuda de custo para os participantes que residem fora da cidade de São Paulo. O resultado desta edição será divulgado em dezembro, também no site do Paço das Artes.

Como participar da Temporada de Projetos

Além de preencher o formulário disponível no site do Paço das Artes será preciso anexar imagens e os arquivos solicitados, como currículo, textos conceituais, memorial descritivo, cronograma de execução e orçamento em uma pasta única.  Qualquer dúvida sobre as inscrições pode ser enviada ao: temporadadeprojetos@pacodasartes.org.br.


Em cartaz

A 26ª seleção da Temporada de Projetos foi realizada em 2021, com júri composto pela pesquisadora e jornalista Carollina Lauriano, também curadora adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul; pela artista plástica e educadora, Christiana Moraes, que atuou em ações educativas no Paço das Artes e no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP); e por uma das curadoras da Pinacoteca de São Paulo, pesquisadora e crítica cultural, Pollyana Quintella, colaboradora em pesquisas do Museu de Arte do Rio (MAR). 

A exposição coletiva das obras segue em cartaz no Paço das Artes até o fim deste mês (30/10). Os projetos selecionados são:

Projetos artísticos

Diego de Santos - Lost na região 

Gabriel Pessoto – Realidade virtual 

Helô Sanvoy - Parabrigar 

Leka Mendes - Observatório de imagens inalcançáveis 

Mari Nagem – A floresta 

Projeto de curadoria

Ana Elisa Lidizia - ferramenta, ferragem, ferrugem 

Obras de Clara Machado, Helena Trindade, Maré de Matos e Rebeca Carapiá  


Serviço

Temporada de Projetos 2023/2022
Data: inscrições abertas até 11 de novembro de 2022
Como participar e regulamento: acesse o site do Paço das Artes

Leia também:
O que esperar da exposição imersiva de Frida Kahlo?

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Está em cartaz, no CCBB São Paulo, exposição inédita da premiada artista Vivian Caccuri

O CCBB São Paulo (Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo) recebe, até 3 de…

15 horas ago

Galeria de Arte André homenageia Darcy Penteado em individual com 80 obras

A Galeria de Arte André abre, no dia 16 de maio, sábado, a exposição “Darcy…

20 horas ago

Inhotim celebra 20 anos com três inaugurações

O Inhotim deu início à programação de seus 20 anos em 25 de abril, reunindo…

20 horas ago

Leilão reúne obras de artistas brasileiros para financiar Casa das Artes em escola de SP

Leilão beneficente reúne obras de artistas consagrados e nomes em ascensão da cena contemporânea brasileira…

2 dias ago

A Bienal que se fechou para não se calar

Em Veneza, onde a arte costuma fingir que flutua acima das misérias do mundo, quase…

3 dias ago

Oca do Ibirapuera recebe panorama da obra de Edo Rocha

Edo Rocha, artista e arquiteto brasileiro, ganha uma grande exposição retrospectiva na Oca do Ibirapuera,…

7 dias ago