Opinião

O que esperar da exposição imersiva de Frida Kahlo?

Por Thais de Albuquerque - outubro 12, 2022
97 0
Pinterest LinkedIn

A exposição imersiva “Frida Kahlo – A Vida de um Ícone” desembarcou no Brasil em 04 de outubro no Salvador Shopping. A capital baiana é a primeira a receber a mostra internacional que nasceu na Espanha e, após grande sucesso em Barcelona, percorre o mundo visitando Europa, América do Norte e América Latina.

A visita à exposição pode ser considerada um passeio de entretenimento, onde o público é convidado a se aprofundar na biografia da artista, que além de ser famosa pela relevância de seu trabalho artístico, é também reconhecida por sua história de vida.

exposição imersiva
Foto: Divulgação

Por meio de recursos que envolvem os sentidos do espectador como textos, fotografias, vídeos e instalações, as peculiaridades da história pessoal e artística de Frida são reveladas em 10 ambientes montados em 2 mil metros quadrados com cenografia, iluminação, sonorização e projeções impecáveis. A visita dura, em média, 90 minutos e encanta pessoas de todas as idades.

Exposição Frida Kahlo – A Vida de um Ícone


Para introduzir o público no universo da artista, a experiência começa por um caminho com diversos painéis com textos e fotos da vida de Frida, como sua infância, sua família, seus amores e muitas curiosidades.

exposição imersiva
Foto: Thais de Albuquerque

Uma sala com um imenso altar carregado de elementos da cultura mexicana é um espanto pela elaboração, riqueza de detalhes e composição de cores. Impossível passar por ali sem fotografar muito. Aliás, a exposição é repleta de “pontos instagramáveis”.

exposição imersiva
Foto: Thais de Albuquerque

Em “O instante”, somos convidados a refletir sobre o acidente entre um ônibus e um bonde que mudou a vida de Frida para sempre. Embora Frida nunca tenha retratado esse dia em suas pinturas, os efeitos da tragédia acompanharam sua história pessoal e sua carreira artística. Nessa sala, além de uma composição das radiografias da artista, há uma instalação tridimensional chamada “multilayer” – um novo conceito de vídeo holográfico que cria um efeito de vídeo volumétrico pela sobreposição de transparência. Bem legal.

exposição imersiva
Foto: Thais de Albuquerque

“La Rosita” reproduz o ambiente onde ela dava aulas de pintura. Nesse lugar – de uma cenografia muito, muito bem feita – o visitante pode colorir ilustrações da Frida e depois ver seu desenho projetado num telão. Uma pena que o material de pintura disponibilizado seja giz de cera escolar.

exposição imersiva
Foto: Thais de Albuquerque

Concebido para ser o salão principal da mostra, “Universo de Frida” propõe uma viagem sensorial em mil quadrados de telas projetáveis onde o espectador se mistura às paredes e ao chão.

exposição imersiva
Foto: Thais de Albuquerque

A última experiência fica por conta de uma viagem opcional (e paga à parte) pela Casa Azul, onde Frida viveu, por meio de realidade virtual.

Para finalizar tem uma lojinha com camisetas, canecas e outros suvenires pra quem quiser levar uma lembrança da experiência pra casa.

Exposições imersivas

De uns anos para cá, as exposições imersivas ganharam espaço entre as agendas de exposições convencionais. A aposta principal é incluir mostras de arte a outras formas de entretenimento e espetáculos que aproveitam os recursos da tecnologia atual para divertir todos os públicos. 


Opinião

Como dito antes, a produção da mostra é tecnicamente impecável e as expressões satisfeitas estão estampadas no rosto de todos, na saída.
A sala que mais me encantou foi a que reproduz os vestidos usados pela artista. São seis modelos que refletem uma das características de Frida Kahlo que mais me impressiona: sua construção de imagem e narrativa.

exposição imersiva
Foto: Thais de Albuquerque

“Frida sabia ser única. Muito antes do marketing falar sobre imagem de marca, ela fez de seus trajes tradicionais, sobrancelhas e bigodes sinais muito sedutores de autoconfiança e os transformou em uma identidade forte o bastante para evocá-la com um único traço. Como se fosse um logotipo.”

Trecho de um painel informativo da exposição.

A exposição fica em cartaz em Salvador até dezembro e em 2023 parte para São Paulo, com local e data ainda a serem definidos, além de outros destinos nacionais. 


Serviço

Exposição imersiva de Frida Kahlo – A Vida de um Ícone
Onde: Salvador Shopping, Salvador – BA
Local: Avenida Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores
Quando: de 05/10 a 04/12.
Horários: Segunda a sábado, das 10h às 21h // Domingo das 10h às 20h
Ingressos aqui.


Agradecimentos:
Jamil Moreira Castro (Assessoria de Imprensa Salvador – Como Comunicação)
Larissa Barreto (Assessoria de Comunicação Salvador Shopping)


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários