Foto Fabiano Panisson
O Centro de Referência do museu Casa Mário de Andrade lança o projeto Faces de um Brasil Contemporâneo. Nos dias 19 e 26 de janeiro, e 2 e 9 de fevereiro, quartas-feiras, das 19h às 21h, palestras contam com os convidados Márcia Kambeba, Daniel Munduruku, Tadeu Kaçula, Victor Kinjo, Bento Andreato, entre outros.
O projeto Faces de um Brasil Contemporâneo, ao longo de 2022, tem por objetivo viabilizar ações inclusivas e dedicadas a valorizar a diversidade identitária brasileira, por meio de cursos e palestras que promovam a acessibilidade de artistas e escritores vindos de grupos desprivilegiados da sociedade. Também é um caminho para apontar contrapontos e sugerir atualizações do que seria a Semana de Arte Moderna se ela fosse realizada nos dias de hoje.
As atividades do projeto serão iniciadas com um ciclo de palestras on-line pelo Zoom e com inscrição aberta até 09/02 neste link. Os encontros serão mediados por Marcelo Tupinambá, coordenador da programação cultural da Casa Mário de Andrade. As atividades estarão divididas da seguinte forma:
19/01, o tema Artes e literatura indígena contou com a participação de Márcia Kambeba, indígena do povo Omágua/Kambeba, ouvidora geral da Prefeitura de Belém (PA) e escritora, e Daniel Munduruku, escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku, e doutor em Educação pela USP.
26/01, o Patrimônio afro-brasileiro será debatido por Tadeu Kaçula, sociólogo, pesquisador e escritor, e Abílio Ferreira, jornalista e coautor de livros como o “Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata” (2019).
02/02, Arte urbana e grafite como expressão artística contemporânea será o tema central da conversa entre Artur Spada, empresário e diretor do bloco carnavalesco Bateria Bem Bolada, e Bento Andreato, sócio da Andreato Comunicação e Cultura e diretor executivo do Almanaque Brasil.
09/02, o tema Artes, performance e cultura LGBTQIA+ reunirá Victor Kinjo, compositor, cantor e pesquisador pós-doutor no IEA-USP/ Centro de Síntese USP Cidades Globais, e Lufe Steffen, cineasta, roteirista e jornalista que vem produzindo obras ligadas ao público LGBT desde os anos 1990.
Para mais informações sobre o museu e sua programação, acesse o site.
Projeto Faces de um Brasil Contemporâneo
Organização: Centro de Referência da Casa Mário de Andrade
Quartas-feiras, 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro, das 19h às 21h
Mediação: Marcelo Tupinambá (Casa Mário de Andrade).
Inscrição aberta até 09/02 — aqui
Plataforma Zoom | 250 vagas | Grátis
A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…
Se você curte arte, tecnologia, natureza e ainda se amarra em um som de responsa,…
No entrelaçamento entre estética e resistência, o artivismo surge como uma linguagem disruptiva que transforma…
Neste artigo, exploramos o que define a arte contemporânea, como ela é interpretada e quais…
O Sesc Ver-o-Peso segue, neste mês de abril, comemorando o seu aniversário de 15 anos.…
Este artigo apresenta estratégias práticas para artistas plásticos ampliarem sua influência nas redes sociais, com…