Obra de Marga Ledora. Crédito: Instagram da artista
Pina Estação divulga a primeira exposição panorâmica institucional da artista Marga Ledora e apresenta uma reunião significativa das séries Quadrus Negrus e Casa Preta, até hoje raramente vistas em seu conjunto, além de um expressivo grupo de obras pouco conhecidas.
Nascida em 1959 em São Paulo, a artista Marga Ledora estudou Linguística na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde se formou em 1983. Uma amante de tudo o que diz respeito à arte do papel, faz do desenho seu meio expressivo e experimental. Seus trabalhos se constroem a partir das modulações e da energia linear do desenho da casa.
A exposição acontecerá no 2º andar da Pina Estação. Com curadoria de Ana Paula Lopes.
A Pina Estação ocupa o prédio do antigo Armazém Central da Estrada de Ferro Sorocabana, um amplo edifício construído em 1914 por Ramos de Azevedo e que foi também sede do Departamento de Ordem Política e Social (DEOPS) entre 1942 e 1983. Em 2004 o edifício foi totalmente reformado pelo arquiteto paulistano Haron Cohen para receber parte do programa de exposições temporárias e escritórios da Pinacoteca de São Paulo.
O segundo prédio da Pinacoteca possui 6 andares, cerca de 8.000 m2 de área, um café, um auditório, reservas técnicas e uma dinâmica programação de exposições temporárias que ocupam 2 andares do prédio. Os demais andares recebem a programação do Memorial da Resistência de São Paulo, uma instituição cultural dedicada aos direitos humanos por meio da preservação e musealização das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano.
O edifício da Pina Estação se localiza no Complexo Cultural Júlio Prestes, conectado com a Sala São Paulo e a São Paulo Escola de Dança e se beneficia de fácil acesso com a linha de trens da CPTM/Metrô Luz.
Exposição ‘Marga Ledora: A linha da casa’
Data: de 05 de abril a 24 de agosto de 2025
Local: Pina Estação
Endereço: Lg. General Osório, 66. São Paulo – SP.
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…
Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…
Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…
Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…
Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…