O Projeto “Trilhar – A Arte que Transforma” é uma iniciativa da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país. Realizada com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a mostra acontece em Ilha Solteira – SP. A mostra que inaugura o projeto é a “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara. Serão quatro exposições entre junho e dezembro deste ano.
Com curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior, o projeto reúne fotografias que trazem como destaque a água e sua relação com figuras como a caiçara, pantaneiro, caipira, indígenas, entre outros povos, numa representação da diversidade cultural e social e da conexão afetuosa e quase religiosa desses povos com o meio ambiente. A exposição fica aberta à visitação do público até o dia 14 de agosto.
As próximas exposições agendadas este ano em Ilha Solteira pelo projeto são “Marchetaria do Descarte à Arte”, do artista e educador social Daniel Blanco; uma “Mostra Nacional de Cerâmica Sustentável: da Terra ao Objeto”, com 15 ceramistas mulheres e curadoria de Fernando Zelman; além da mostra “Mundo Melhor e Sustentável”, com trabalhos desenvolvidos por alunos.
Até o final do ano, o Projeto Trilhar prevê uma intensa programação, que contará com palestras e oficinas culturais e educativas, abordando diversos temas, desde sustentabilidade a cidadania, ciência, entre outros.
Araquém Alcântara, 70 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação e proteção da natureza brasileira.
Em sua vasta produção constam 57 livros sobre temas ambientais, 22 livros em coautoria, três prêmios internacionais, 32 nacionais, 75 exposições individuais, além de inúmeras reportagens e ensaios para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
Autor de Terra Brasil – o livro de fotografia mais vendido no país, com uma tiragem total de mais de 100 mil exemplares –, é o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial de colaborador para a National Geographic Society.
Possui fotografias em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu Internacional do Café, no Japão, Centro Cultural Georges Pompidou, na França, Museu Britânico, na Inglaterra, Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.
Projeto Trilhar – A Arte que transforma
Exposição “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara
Visitação: Até 14/08/2022
Horários: das 8h às 17h, de segunda-feira a sábado
Local: Museu e Sala de Convenções “Nara Lúcia Nonato”
Praça dos Paiaguás, 135, Ilha Solteira (SP)
Leia também:
Galeria Kogan Amaro, em Zurique, apresenta “Made in Brazil” de Mudano
O Itaú Cultural apresenta, a partir de 27 de novembro de 2024, a exposição 'Artistas…
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…