Exposições e Eventos

Regina Parra e Elisa Bracher na Pinacoteca Estação

A Pinacoteca Estação inaugurou, em 01 de abril, as exposições “Regina Parra: Pagã” e “Elisa Bracher: formas vivas” no 2º e 4º andar, respectivamente.

“Regina Parra: Pagã” no 2º andar da Pinacoteca Estação

Em diálogo com diferentes campos criativos, a artista transforma o museu em espaço cênico para contar a história de uma mulher que abdica de uma vida socialmente confortável e inicia um ritual de descoberta e transformação de si e do seu corpo. A curadoria é de Ana Maria Maia.

O chamado [Calling], 2023, óleo sobre papel e alumínio. Exposição “Regina Parra: Pagã”, no 2º andar da Pinacoteca Estação

Regina Parra (São Paulo, 1984) tem uma produção em pintura, audiovisual, instalações e performances. Nos últimos anos, sua pesquisa se deteve sobre questões ligadas às representações de mulheres como corpos dissidentes em sociedades patriarcais e falocêntricas. Em Pagã, projeto experimental desenvolvido para a Pinacoteca, a artista fala sobre o corpo feminino, seu prazer, liberdade e insubordinação. Em uma espécie de peça teatral dividida em nove cenas, Parra convida o público a percorrer uma travessia de referências em pinturas, performance, escultura, vídeos e neons para acompanhar a saga de Pagã.

Elisa Bracher: formas vivas

Exatos 25 anos após a primeira exibição da artista na Pinacoteca, instalações em madeira, papel e chumbo ocupam as três galerias expositivas do 4º quarto andar do edifício, propondo uma organização fluida entre questões que sempre permearam a produção de Bracher: peso, equilíbrio, composição e percurso. Com curadoria de Pollyana Quintella, os trabalhos foram desenvolvidos especialmente para esta exposição.

Ateliê Elisa Bracher. Foto: Isabella Matheus. Exposição Elisa Bracher: formas vivas, no 4º andar da Pinacoteca Estação

Desde o início dos anos 1990, Elisa Bracher explora as relações entre forma, matéria e espaço, em um percurso que abrange gravuras, esculturas e desenhos que desafiam os materiais no limite de seus atributos. Em 1998, pela primeira vez a artista realizou uma mostra individual na Pinacoteca, ocasião em que expôs, no pátio externo e na calçada em frente ao museu, um conjunto de suas enormes toras de madeira, obras responsáveis por torná-la amplamente conhecida no cenário artístico brasileiro. Em Elisa Bracher: Formas vivas, o público terá acesso a uma apresentação panorâmica do trabalho de Bracher, que responde ao espaço expositivo com três grandes instalações, acompanhadas por composições musicais inéditas de Shen Ribeiro e Rodrigo Felicíssimo, desenvolvidas especialmente para a ocasião.

Serviço

“Regina Parra: Pagã”, de 01.04 a 13.08.2023

“Elisa Bracher: Formas Vivas”, de 01.04 a 17.09.2023

Local: Pinacoteca Estação. Lg. General Osório, 66. São Paulo – SP.
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h — Gratuito

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Inscrições abertas para o Prêmio FOCO ArtRio 2024

O Prêmio FOCO foi lançado em 2013 com o objetivo de descobrir, fomentar e difundir…

1 dia ago

7 artistas brasileiras que deixaram sua marca na arte

As artistas brasileiras têm imensa contribuição na produção artística e cultural nacional, apesar das grandes…

1 dia ago

Da Vinci e Michelangelo: será mesmo que suas obras opostas se complementam?

Da Vinci e Michelangelo Buonarroti eram donos de uma genialidade inquestionável e atemporal. Mestres do…

1 dia ago

Museu de Arte Brasileira da Faap apresenta a exposição “Latência”, de Dee Lazzerini

O Museu de Arte Brasileira da Faap inaugura, no dia 14 de maio, terça-feira, a…

1 dia ago

Galeria 18 abre duas individuais, de James Rowland e Ricardo Sanchez, em maio

A Galeria 18 abrirá ao público, simultaneamente, no dia 15 de maio, as mostras individuais…

1 dia ago

Keith Hering. Conheça a sua biografia e obra

Keith Hering nasceu no dia 4 de maio de 1958 em Reading, Pensilvânia, e foi…

2 dias ago