Exposições e Eventos

Ricardo Becker e a sutileza da percepção na arte


A arte proporciona uma infinidade de experiências sensoriais, estimula a imaginação, a reflexão, envolve algo lúdico e espelha a realidade humana nas suas incongruências e nos seus devaneios, capta a complexidade da vida como a transparência da alma humana na sua imensurável dimensão. Essas características são facilmente encontradas nas obras de Ricardo Becker.

Ricardo Becker, artista carioca que conheci há pouco tempo, realiza uma individual preciosa na Bianca Boeckel Galeria, reunindo 30 obras entre esculturas, fotografias e instalações compondo uma panorâmica de sua incursão criativa.

A mostra com o sugestivo título “Espelho seu e os outros” penetra no mundo do artista com múltiplas propostas que visam questionar a percepção no seu âmago.

Mostra individual “Espelho seu e os outros”.

Utilizando materiais dos mais variados como espelhos, lupas, metais e portas, Ricardo rompe com as certezas absolutas, questiona a própria realidade atual, no seu contexto urbano, universal e intimista, avança nas conexões adversas em que o ser humano é submetido, destrinchando entradas e saídas do caos e das experiências vivenciais suportadas por todos.

Chaves matemáticas, que já fizeram parte da exposição “Entre Algum Lugar Nenhum”, são realçadas no seu percurso impondo um ritmo musical na problemática dos encontros e desencontros que ocorrem a cada instante, propondo uma lufada de frescor no pensamento do apreciador. Lupas como instrumento de observação formam uma obra que se amolda nas incertezas do cotidiano e dilacera aspectos conflitantes.

A montagem da mostra ficou impecável, num espaço intimista como da galeria Boeckel permite ao visitante se entrosar com extremo prazer, se envolvendo na multiplicidade dos materiais e técnicas empregadas e nos suportes mais inusitados que provocam impacto além de uma poética requintada.

Obra de Ricardo Becker.
Obra de Ricardo Becker.

Os espelhos impressionam o visitante pela sutileza de suas composições, peças que se dialogam entre si, fragmentos de antigos espelhos colocados com novas lâminas e interferências pictóricas pontuais que criam uma atmosfera singular, confunde a percepção do observador, enaltecendo aspectos metafísicos das imagens que se refletem, além de uma ilusão cinética bem ritmada como na utilização do talco no vidro.

O trabalho de Becker é sutil e extremamente multifacetado, sua criatividade assume diversas linguagens, buscando sempre o inusitado e confrontando escapadas do caótico labirinto da vivência e da reflexão sobre a identidade.


A individual acontece na Bianca Boeckel Galeria

  • Tem início dia 19/10/2019;
  • R. Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição;
  • 19h;

Veja também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
José Henrique Fabre Rolim

Jornalista, curador, pesquisador, artista plástico e crítico de arte, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisantos (Universidade Católica de Santos), atuou por 15 anos no jornal A Tribuna de Santos na área das visuais, atualmente é presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), colunista do DCI com matérias publicadas em diversos catálogos de arte e publicações como Módulo, Arte Vetrina (Turim-Itália), Arte em São Paulo, Cadernos de Crítica, Nuevas de España, Revista da APCA e Dasartes.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago