Exposições e Eventos

Saravá o Invisível: primeira individual de Cipriano na NONADA SP

NONADA SP inaugura, no dia 26 de outubro, a exposição individual do artista Cipriano, intitulada Saravá o Invisível. Com curadoria de Paulo Azeco e texto crítico da curadora angolana Paula Nascimento, a mostra reúne trabalhos inéditos que exploram a relação entre memória, espiritualidade e materialidade, utilizando elementos como algodão, carvão e pemba. As obras de Cipriano evocam gestos ritualísticos que dialogam com sua trajetória pessoal e sua vivência no terreiro, abrindo uma reflexão sobre o passado e o presente, tanto em suas dimensões pessoais quanto coletivas.

Paula Nascimento, angolana, pesquisadora, curadora e arquiteta, ganhadora do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2013, destaca no texto crítico o caráter performático das pinturas de Cipriano, onde os processos de repetição e sobreposição criam uma narrativa visual rica em significados. Através de suas composições, o artista explora o legado do tráfico transatlântico, a interligação entre culturas materiais e as tecnologias de resistência e cura. Saravá o Invisível é uma ode à continuidade da vida, aproximando o visível e o invisível, o pessoal e o coletivo, em uma reflexão sobre as experiências partilhadas e universais.

Sobre o artista Cipriano

Cipriano, nascido em Petrópolis, RJ, é artista, escritor e pesquisador, com foco na africanidade. Sua obra, presente em diversas exposições individuais e coletivas, é marcada por um profundo diálogo com o espectador, ressignificando símbolos e tradições culturais. Esta é sua primeira exposição individual na NONADA SP, consolidando seu papel como uma voz emergente no cenário artístico contemporâneo.

Sobre a Galeria Nonada SP

NONADA, cujo nome deriva de um neologismo criado por Guimarães Rosa, tem como missão preencher lacunas na cena artística contemporânea, promovendo um espaço inclusivo e de experimentação. Seus fundadores, João Paulo, Ludwig, Luiz e Paulo, destacam que a NONADA é um espaço híbrido que acolhe, expõe e dialoga, oferecendo uma plataforma para trabalhos de alta qualidade que abordam temas políticos, identitários e de gênero, entre outros.

Serviço

Exposição ‘Saravá o Invisível’, do artista Cipriano
Curadoria: Paulo Azeco
Texto Crítico: Paula Nascimento
Abertura: 26 de outubro de 2024, das 10h às 17h
Período: 29 de outubro de 2024 a 25 de janeiro de 2025
Local: NONADA SP – @nonada_nada
Endereço: Praça da Bandeira, 61 – Centro, São Paulo
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 11h às 18h; sábado, das 11h às 15h

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Silvia Balady

Silvia Balady é assessora de imprensa e produtora cultural a mais de uma década. Em sua coluna ela vai falar de pessoas e personalidades da cultura, desde as grandes notícias até os assuntos de bastidores.

Recent Posts

William Morris e o Movimento Arts and Crafts: A Influência que Persiste na Arte Contemporânea

Resumo Este artigo explora a influência duradoura do Movimento Arts and Crafts, liderado por William…

2 horas ago

Claudia Andujar: fotografia e a luta Yanomami como forma de resistência

Claudia Andujar é um dos nomes mais emblemáticos da fotografia contemporânea brasileira. Sua trajetória é…

1 dia ago

Frans Krajcberg: reencontrar a árvore no MASP

16.5 — 19.10.20252° subsolo, Edifício Lina Bo BardiCuradoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, e Laura Cosendey,…

2 dias ago

A Ecologia de Monet no MASP

De 16 de maio a 24 de agosto de 2025 1º andar, Edifício Lina Bo…

2 dias ago

Do litoral à promessa: Ian Salamente estreia mostra individual no Rio de Janeiro

A partir de 14 de maio, o Centro Cultural Correios será palco de “Do Sal…

2 dias ago

Georgia O’Keeffe e a revolução silenciosa

Georgia O’Keeffe ocupa um lugar singular no panorama da arte moderna, sendo reconhecida por sua…

2 dias ago