Exposições e Eventos

Sesc RJ lança editais para seleção de projetos artísticos

Sesc RJ lançou nesta terça-feira (31/5), em evento na sua sede no bairro do Flamengo, o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2022/2023 com o objetivo de selecionar propostas artísticas que integrarão parte da sua programação em 2023. A iniciativa se propõe a fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações, comprometendo-se com o estímulo aos processos artísticos em desenvolvimento, com a formação de público e com a inclusão social. Ainda este ano, outros editais serão lançados e, no total, serão destinados até R$ 30 milhões para produções artísticas.

Sesc RJSesc RJ
Antonio Queiroz e Marisa Orth. Foto: Helio Melo.

“Em 2021, lançamos a primeira edição do Edital Sesc RJ Pulsar, e o sucesso da iniciativa pode ser observado hoje em dia nos nossos equipamentos culturais, que estão recebendo uma enorme variedade de obras artísticas, de elevada qualidade técnica e com conteúdos de grande relevância social. Este ano, estamos consolidando o Edital como uma ferramenta de democratização da cultura e de fomento a esse setor da economia que foi bastante afetado durante a pandemia, merecendo por isso toda a nossa atenção”, disse Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ e do Sistema Fecomércio RJ.

Serão aceitos projetos de todo o Brasil de exposições de artes visuais, de audiovisual expandido, espetáculos teatrais, circenses e de dança, temporadas de teatro, dança e circo, realizações literárias, apresentações musicais, além de licenciamento de curtas-metragens, destinados aos públicos adulto e infantil.

A apresentação das obras ocorrerá em diferentes ambientes como espaços expositivos, salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro das unidades do Sesc no estado do Rio de Janeiro. Os valores destinados a cada produção dependem do porte e da linguagem artística.

Podem se inscrever pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, legalmente constituídas, além de Microempreendedores Individuais (MEI). As inscrições podem ser feitas a partir de 9 de junho até 8 de julho por meio de formulário eletrônico disponível em https://editaldecultura.sescrio.org.brO Edital e seus anexos estão disponíveis no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br)

A seleção se dará em duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, quando serão avaliadas a documentação e adequação técnica da proposta. Na segunda etapa, os projetos serão analisados por uma Comissão de Seleção e Avaliação composta por profissionais de notório saber da arte e da cultura e por representantes do Sesc RJ que atuam no planejamento e no desenvolvimento da programação cultural da instituição no estado do Rio de Janeiro.

Reconectar, movimentar e impulsionar

O conceito do edital está amparado em três pilares, representados pelos verbos “reconectar”, “movimentar” e “impulsionar”. A intenção é reconectar o artista com o palco, movimentar a relação dele com o público do Sesc RJ e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. O título “Pulsar” remete à ideia de “estar vivo”, numa alusão à resistência da Cultura diante da pandemia da Covid-19. 

Confira o cronograma

Inscrições – De 9 de junho até as 17h de 8 de julho de 2022

Previsão de divulgação do resultado – 28 de outubro de 2022

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Centro Cultural Correios RJ apresenta “Denso e Sutil”, de Stella Mariz

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro convida para a inauguração da exposição individual Denso…

12 horas ago

Zipper Galeria apresenta “Tantos museus dentro da gente” de Marco Tulio Resende

A Zipper Galeria inaugura no dia 8 de maio de 2025 a exposição “Tantos museus…

13 horas ago

A Arte de Assemblage: Da Vanguarda ao Contemporâneo

A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…

1 dia ago

O Universo Afrofuturista de Paulo Nazareth

Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…

1 dia ago

Lygia Clark e o Corpo como Obra: A Arte que se Move com o Espectador

Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…

2 dias ago

Arte brasileira ocupa espaço de Le Corbusier em Paris

De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…

3 dias ago