O Theatro Municipal de São Paulo, em parceria com a a Praça das Artes, realiza a visita temática “Presença em dois atos”. A ação dá continuidade ao ciclo da exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo”. Na ocasião, o público poderá visitar e conhecer a história de espaços clássicos do Theatro Municipal, passando também pela exposição. Contando com diversas presenças e nomes de diversas épocas, como Ella Fitzgerald, Charles Mingus, Alvin Ailey, Duke Ellington, Milton Nascimento, Abdias do Nascimento e Elizeth Cardoso, a mostra lança um olhar único para a história do Theatro Municipal. A visita mediada será realizada nos dias 28/01 e 04/02 (sábados), às 13h, com reservas de ingressos disponíveis através do site.
Durante o primeiro ato, os visitantes percorrerão os espaços do Theatro tendo como enfoque por parte da equipe de mediação a ocupação e os movimentos da população negra por este território central da cidade de São Paulo, como o lançamento do Movimento Negro Unificado nas escadarias do edifício em 1978. No segundo ato, a mediação levará o público para conferir a exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo“, na Praça das Artes, que revela a memória e a história por meio de fragmentos do acervo, figurinos, fotografias, instalações e depoimentos produzidos a partir da presença negra no Theatro Municipal desde 1915.
Ao reunir um conjunto significativo de diferentes registros, a exposição aponta, por um lado, para o que tem sido o Brasil nesses 110 anos de existência do Theatro: a presença exígua de artistas negras e negros no palco do Theatro, em relação à massiva atuação de brancos. Ao mesmo tempo, exibe a qualidade e competência dessa participação, como explica Ana Lúcia Lopes, gerente de Formação, Acervo e Memória. “A exposição aponta para o futuro quando reúne esses artistas em uma demonstração incômoda, para muitos, de excelência. A competência é inquestionável, ficando para nós o compromisso antirracista de mudar essa história”, diz Ana Lúcia Lopes.
Além de difundir o rico acervo do Theatro Municipal, a exposição pretende visibilizar a atuação de entidades e organizações da sociedade civil, sobretudo negras, que se articularam ao longo de mais de cem anos para ocupar a programação do Municipal de diferentes formas. “A exposição revela que o Theatro Municipal também foi constantemente disputado por outros grupos sociais que não somente a elite; que existiram — e de alguma forma se realizaram — outros projetos, tensões, diferentes perspectivas de cultura e política. A exposição ajuda a construir uma perspectiva mais plural acerca do significado do Municipal para a cidade de São Paulo, para o Brasil”, finaliza Rafael Domingos, coordenador do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Complexo Theatro Municipal.
Visita Temática ao Theatro Municipal de São Paulo e à exposição “Presença em Dois Atos”
Reserva de ingressos pelo site
Sábado – 28/01 e 04/02 às 13h
Leia também:
Museu do Ipiranga inaugura nova sala de exposição
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…
Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…
Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…
Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…