Exposições gratuitas em Minas Gerais movimentam a cena artística e cultural da região. Quem gosta de apreciar as artes visuais – dos novos artistas do cenário mineiro aos consagrados nomes que marcam a produção brasileira – pode conferir de perto três exposições gratuitas disponíveis atualmente para visitação em Minas Gerais. Entre os trabalhos estão a mostra retrospectiva com obras icônicas do fotógrafo Walter Firmo, conhecido como o “mestre da cor”, no CCBB BH, além de gravuras, colagens, esculturas e desenhos da Brígida Campbell, na Galeria de Arte Mama Cadela, ambas em Belo Horizonte. Outra opção, são as produções do artista mineiro Rafael Mattos que refletem sobre a vida em comunhão com a natureza no Museu da Mutuca, localizado no município de Nova União (MG).
Até o dia 6 de agosto, a Galeria de Arte Mama Cadela apresenta “Ao lado de um pardal o dia dorme antes”, exposição individual de Brígida Campbell. Com curadoria de Bruno Vilela, a exposição traz obras da artista que retratam a presença de plantas e animais habitando ambientes, com traços gráficos típicos das paredes das cidades. Brígida Campbell é uma artista, professora e pesquisadora que transita por diversas linguagens artísticas, como a pintura, o desenho, a instalação, o vídeo, as intervenções urbanas e as artes gráficas.
A mostra conta com gravuras, colagens, esculturas, desenhos, entre outros suportes. Ela tem como inspiração o movimento notado durante a pandemia, quando a ausência de pessoas nas ruas fez com que várias cidades do mundo fossem ocupadas por animais e plantas, que, sem a presença humana, puderam estar nestes espaços de outra maneira. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de terça a quinta, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) recebe até 18 de setembro de 2023, a exposição “Walter Firmo: No verbo do silêncio a síntese do grito”, que apresenta um panorama dos mais de 70 anos de carreira do fotógrafo Walter Firmo. Nascido no Rio de Janeiro, o artista é um dos principais nomes da fotografia brasileira. A exposição apresenta duas centenas de fotos, produzidas desde o início da carreira de Firmo, em 1950, até 2021.
As imagens que integram a mostra retratam e exaltam a população e a cultura negras de diversas regiões do país, em ritos, festas populares e religiosas, além de cenas cotidianas. As fotografias apresentadas registram a poética do artista, associada à experimentação e à criação de imagens muitas vezes encenadas e dirigidas, com destaque para ensaios aclamados, como do maestro Pixinguinha na cadeira de balanço e a série com o artista Arthur Bispo do Rosário.
Com pinturas, instalações, esculturas, fotografias, arte-objetos, intervenções rurais e desenhos, a Exposição Cosmogonia Inventada traz um apanhado da produção artística dos últimos 13 anos do artista mineiro Rafael Mattos. A mostra apresenta suas criações que buscam pelo ritual, a celebração da vida e da natureza por meio da arte, com diferentes técnicas e linguagens artísticas.
Nascido no vale do Rio Doce, no pé do pico do Ibituruna, e criado ao pé da serra de Ouro Branco, Alto do Vale do Paraopeba, na serra do Espinhaço, Rafael Mattos é radicado no vale da Mutuca, em Altamira (Nova União – MG). A exposição será inaugurada no Museu da Mutuca e espaços expositivos nos arredores no dia 15 de julho com lançamento de catálogo da mostra, seguindo em cartaz até o mês de outubro.
Exposição “Ao lado de um pardal o dia dorme antes”, de Brígida Campbell
Local: Galeria de arte Mama Cadela (Rua Pouso Alegre, 2014, Santa Tereza)
Abertura: 13 de julho de 2023, às 19h.
Período da exposição: de 14 de julho a 6 de agosto de 2023
Funcionamento: terça a quinta, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h
Demais horários: mediante agendamento por meio do instagram @mama_cadela ou pelo e-mail contato@mamacadela.com.br
Entrada Gratuita
Walter Firmo: No verbo do silêncio a síntese do grito
De 12 de julho a 18 de setembro de 2023
Local: Galerias do Térreo – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários).
Horários de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Ingressos gratuitos, retirados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB.
Classificação Indicativa: Livre
Mais informações: 31 3431 9400 | ccbbbh@bb.com.br
Exposição Cosmogonia Inventada de Rafael Mattos
Dia 15 de julho: abertura e lançamento do catálogo
Encerramento da exposição em Outubro de 2023
Roteiro: Visitação CosmoOca, Museu e Biblioteca 09h às 12h
Visitação Galeria e Ateliê: 14h às 17h
Visita guiada às Esculturas: 15h às 16:30h
Entrada gratuita
Museu da Mutuca: Rua Altamira 12 casa 02 – Altamira – Nova União/MG
Altamira-Nova União MG
Agendamento de visitas: rafaeldamutuca@hotmail.com
Redes sociais: rafaelmattos_mutuca
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…