O Museu de Arte do Rio (MAR) acaba de anunciar a inauguração da nova exposição “NOSSA VIDA BANTU” no dia 31 de maio de 2025 a partir das 14 horas. A principal mostra do ano do MAR ressalta o papel significativo que os povos de diversos países africanos, denominados sob o termo linguístico “bantus”, tiveram na formação cultural brasileira e na identidade nacional.
Expressões, como, “dengo”, “ caçula”, “mafuá”; as congadas e folias; as tecnologias da metalurgia e do couro são algumas das expressões culturais que herdamos e recriamos da cultura bantu. Apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com curadoria de Marcelo Campos e Amanda Bonan junto ao curador convidado Tiganá Santana, a mostra contou também com a colaboração de consultores, como Salloma Salomão, Abreu Paxe, Wanderson Flor e Margarida Petter. A exposição acontece nas galerias localizadas no terceiro andar do Pavilhão de Exposições do MAR.
‘Nossa vida Bantu’ é uma exposição coletiva que reúne cerca de 50 obras de mais de 20 artistas e coletivos, tanto nacionais como internacionais. Serão fotos, vídeos, instalações, esculturas, pinturas, paisagens sonoras e textos que apresentam a influência bantu no país.
14h – Abertura da Exposição
15h – Falas institucionais
16h – Workshop de Kizomba
17h – Festa Raízes
Toda a programação será realizada no pilotis, onde teremos barraquinhas de comidas e bebidas. O museu ficará aberto até às 20h.
O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.
Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.
O MAR conta o Instituto Cultural Vale como mantenedor, com a Equinor e LATAM como patrocinadores master e o Itaú Unibanco como patrocinador Ouro. Além de ter a Globo, a Machado Meyer Advogados, a Cescon Barrieu e Wilson Sons, como apoiadores. Também como parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta.
Leia também: Inscrições abertas para os cursos de junho no MAM São Paulo
Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…
Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…
Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…
Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…
Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…
Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…