A SP–Arte completa 20 anos em 2024 e, ao longo destas duas décadas, desempenhou um papel fundamental na profissionalização, no crescimento e na promoção do mercado artístico nacional. Além disso, estimulou o surgimento de novos agentes interlocutores e impulsionou a internacionalização da arte brasileira. São muitas conquistas a serem celebradas.
O evento, que acontece de 03 a 07 abril 2024 no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, é fundamental para o encontro de galerias expositoras, instituições culturais, artistas e colecionadores. Sâo 180 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design, instituições culturais, museus e editoras. Veja a lista completa aqui.
Além da realização da Feira, a SP-Arte promove também o Circuito SP–Arte, com atividades culturais gratuitas pela cidade, além do reconhecido Talks SP–Arte, em que reúne grandes nomes do mercado para debater seus processos criativos e trajetórias profissionais
De 23 de março a 07 de abril, a cidade de São Paulo é tomada por atividades culturais gratuitas que aquecem os motores para a feira. A Blue Moon é a cerveja oficial do Circuito.
Os eventos contemplam aberturas e encerramentos de exposições, conversas, visitas guiadas e ateliês abertos de artistas e designers distribuídos por bairros como Pinheiros, Vila Madalena, Jardins, Centro, Barra Funda e Higienópolis – alguns roteiros podem, inclusive, ser feitos a pé.
Fique ligado: no contexto do Circuito, a Casa SP–Arte irá inaugurar uma nova exposição. Continue conectado para mais novidades em breve!
Adriana Varejão, Vik Muniz, Lidia Lisbôa, Igi Lola Ayedun, Paula Siebra, Gervane de Paula, Tiago Sant’Ana, Vinicius Gerheim e Yuli Yamagata estarão presentes na feira nos dias 4 e 5 de abril, quinta e sexta-feira, em conversas que giram em torno de seus processos criativos e trajetórias profissionais.
As conversas, conduzidas pelas curadoras Carollina Lauriano, Catarina Duncan e Fernanda Brenner, acontecerão na Arena Iguatemi e serão publicadas posteriormente no Spotify em formato de podcast.
Neste ano, o programa de conversas contará com uma mesa especial: a jornalista Maria Prata, consultora de conteúdo da Iguatemi, encontra-se com André Namitala, diretor criativo da Handred, para apresentar conexões entre arte e moda.
Além disso, outros talks pelo pavilhão já estão confirmados. O artista Artur Barrio vêm a São Paulo para uma conversa com o curador João Fernandes, do Instituto Moreira Salles, no dia 4 de abril, quinta-feira, às 15h, no Collectors Lounge. No mesmo dia e horário, a Teo promove no setor Design uma conversa entre Teo Vilela Gomes, Tainá Azevedo e Amanda Carvalho, curadores da mostra “Dar forma à forma”. Você pode acompanhar mais informações e a agenda completa de eventos pelo aplicativo SP–Arte e pelo site.
SP-Arte 2024
Data: de 03 a 07 de abril
Local: Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, portão 3, em São Paulo – SP
Horários:
03 abril: convidados
04–05 abril: das 13h às 20h
06–07 abril: das 11h às 19h
Ingressos:
R$ 80 inteira
R$ 40 meia-entrada
Compre seu ingresso.
Leia também: A presença brasileira na ARCOmadrid 2024
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…