Com curadoria e produção de diversos projetos disruptivos e internacionais que garantiram visibilidade para artistas ao longo de quase uma década de atuação, em 2020, o Instagrafite lançou o WOW – Women On Walls – o primeiro programa internacional gratuito de capacitação e profissionalização para mulheres artistas visuais de países de língua portuguesa.
Contemplando mentoria, acompanhamento e aulas online ministradas por artistas, curadoras e articuladoras mulheres consagradas do mercado das artes, em sua 2ª edição, o WOW traz a pluralidade do universo feminino, não só em suas convidadas e temáticas, mas também na seleção das alunas, e conta com o patrocínio das Sandálias Ipanema, reforçando ainda mais o conceito de “Art is female”.
A Ipanema é uma marca conectada e em movimento, feita por e para mulheres transformadoras, incentivando a liberdade feminina e contribuindo para que as mulheres conquistem seus sonhos e inspirem outras tantas gerações de artistas. Desde 2018, integra artistas mulheres em seus projetos, com participação, por exemplo, das artistas Criola, Ananda Nahu e Nila Carneiro para o lançamento das estampas de suas coleções.
Para aumentar ainda mais as oportunidades que o WOW oferece às novas artistas, a Ipanema lança um concurso para valorizar os talentos femininos que compõe a turma WOW Ipanema 2021, a fim de apoiá-las na inserção no mercado de trabalho, de forma remunerada e com toda a divulgação que a Sandálias Ipanema irá oferecer.
Até dia 30 de julho, cada uma das 60 alunas selecionadas de 2021 poderá submeter uma ou mais artes criadas exclusivamente para uma edição especial da sandália da marca. No dia 31 de agosto, a vencedora será revelada no site: https://wowinstagrafite2021.com/ ao final do projeto, e além de ter sua arte estampada na próxima sandália, em 2022, terá remuneração em dinheiro.
O concurso foi lançado durante a aula “Moda com Arte”, em que a Ipanema convidou um time de peso: Daiane Fischer (Gerente de Marca e Comunicação da Ipanema), Luciana Cardozo (Coordenadora de Design da Ipanema) e as artistas da próxima coleção “Arte Conecta” da marca, a baiana Aju Paraguassu, a paulista Naíma Almeida e a pernambucana, radicada no Rio de Janeiro, Juliana Fervo.
A aula proporcionou uma conversa sobre a criação de produtos de moda em colaboração com artistas, com explicação de todas as etapas do processo de um projeto: curadoria, briefing, criação, digitalização, estamparia, impressão e realização.
“A relação do WOW 2021 com às Sandálias Ipanema não é meramente de patrocínio. Essa parceria transcende as questões comerciais. A marca Ipanema entende sobre a importância de desenvolvermos um programa deste tipo e como ainda se fazem necessárias iniciativas que valorizem às mulheres, ainda mais no mercado das artes. Não poderia ser um melhor “match”, afirma Marina Bortoluzzi – curadora do WOW – Women on Walls – e também da próxima coleção “Arte Conecta” das Sandálias Ipanema.
“Estamos muito felizes em fazer parte do WOW 2021, um projeto que traduz o movimento de Ipanema com as artistas mulheres desde 2018. A intenção do concurso é tornar essa conexão ainda mais profunda, aumentando o diálogo da marca com artistas mulheres de todo o Brasil, e do mundo, e gerando mais oportunidades para o público feminino”, Daiane Fischer, gerente de marca e comunicação das Sandálias Ipanema.
Além de ser a parceira master no programa 2021, oferecendo também uma aula e o concurso, Ipanema aparece no kit especial criado pelo Instagrafite para todas as alunas e professoras da edição 2, com sandálias da marca de presente para todas as mulheres envolvidas no projeto.
Todas as aulas ficam gravadas no youtube do Instagrafite, se inscreva.
Siga o WOW e Ipanema no Instagram.
Mais sobre o Programa.
Mais sobre o Concurso.
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…