Yuri Seródio, artista pernambucano conhecido pelas fotografias simétricas, terá sua primeira exposição individual “Paralelos” e “Retratos” na Sergio Gonçalves Galeria, na Barra da Tijuca.
De 24 de novembro a 10 de dezembro, o público carioca poderá conferir um pouco da arte fotográfica de Yuri, que busca a estética apurada da arquitetura, a repetição e organização dos espaços, com base na pintura renascentista – que desenvolvem rigorosa e cientificamente a técnica da perspectiva, assim como o trabalho de grandes artistas, como os fotógrafos alemães Candida Höfer e Andreas Gursky. Sobretudo, não se resumindo a este tema e passando também pelas fotografias e retratos de culturas diversas, Yuri Seródio iniciou em 2020 uma série de fotografias focadas no barroco, que se faz muito presente no Brasil, em especial nas igrejas e prédios seculares.
Em Ouro Preto, a obra “Igreja São Francisco de Assis “Mestre Ataíde” 1774 (Ouro Preto – MG 2021)”, Yuri retratou uma das pinturas mais iconográficas deste tema, inserida na obra do Mestre Aleijadinho, obra que apresenta nessa mostra. Além da série Paralelos, que notabilizou o artista, a exposição também reúne obras da série Retratos, feitas em viagens pela Índia, com foco na região do Rajastão, e na Etiópia, na tribo Karo, da região do Vale do Olmo.
“Levar ao Rio de Janeiro, pela primeira vez, a exposição mista ao qual intimamente chamo de “belezas opostas”, me fará apresentar ao espectador a imersão em um universo de belezas antagônicas entre os espaços palacianos, cheio de riquezas de detalhes na arquitetura realizada pelo homem, porém contrastadas com a beleza natural do ser humano e de suas culturas, nos adornos de materiais simples do cotidiano ao qual fazem parte”, comenta Seródio.
Dono de um olhar receptivo e silencioso, Yuri Seródio alcança a percepção visual da pintura na fotografia. Yuri suspende o tempo e faz o espectador contemplar o desconhecido e ressignificar o conhecido. A proposta é o aprofundamento dos sentidos através da geometria, criando interfaces entre tempo e espaço, afim de que cada espectador se transporte diante de cenários diferentes. Arte e vida são fenômenos que coexistem para o artista, um dos motivos pelos quais ele utiliza a câmera fotográfica como instrumento, a fim de obter o isolamento confortável através das lentes, reflexo de sua personalidade, enxergando o mundo com distanciamento e amplitude.
Yuri Seródio (1978) nasceu em Caruaru, Pernambuco, hoje vive e trabalha em São Paulo. Graduou-se na Faculdade de Ciências Humanas em Recife, já em SP cursou fotografia, na escola Fullframe, e História da Arte, no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Nos últimos anos, apresentou individuais na Casa Haute (Trancoso – 2021), na Galeria Room 46 Art Space (Guayaquil – 2016) e na Luis Maluf Art Gallery (São Paulo – 2017 e 2018).
Vem participando da SP Arte desde 2018 e da P.AR.C – (Peru) (2018 e 2019), além as coletivas “Multifacetado” (Sergio Gonçalves Galeria em São Paulo – 2021), “Retratos e Paralelos” (Shopping D&D, em São Paulo, 2022) e “Modernos e Eternos” (em Belo Horizonte, 2021).
Inaugurada em 2012 num charmoso sobrado centenário no Centro do Rio de Janeiro, a Sergio Gonçalves Galeria completou 10 anos em abril desse ano, ao mesmo tempo que comemora sua chegada em Curitiba, depois de se estabelecer em São Paulo no ano de 2019. Antes, em 2015, a Galeria abriu sua primeira filial, na Barra da Tijuca, onde o marchand Sergio Gonçalves havia inaugurado a primeira Galeria de Arte Contemporânea da Barra, em 1996, numa época em que o bairro ainda não estava considerado pronto para uma galeria contemporânea. Mas foi no mesmo Casashopping que o galerista expôs pela primeira vez na Barra, artistas do porte de Ângelo de Aquino, Emanoel Araújo, Wesley Duke Lee, Ascânio MMM, Carlos Vergara, Aguilar, Siron Franco, entre outros.
Hoje a Galeria é responsável pela curadoria das Mostras Artefacto em 5 estados, além de participação em feiras internacionais de arte no Brasil e no exterior, representando vários artistas e com uma proposta ousada de sempre estar em busca de achar a obra perfeita para seus clientes e colecionadores.
Mostra individual Yuri Seródio na Sergio Gonçalves Galeria
Abertura: dia 23 de novembro, quarta-feira, das 16 às 20h com a presença do artista.
Exposição de 24 de novembro a 10 de dezembro de 2022.
De segunda a sábado, das 10 às 19h, exceto domingos e feriados.
Entrada gratuita
Sergio Gonçalves Galeria: Av. Ayrton Senna, 2150 bl D salas 218/219 -Casashopping – Barra da Tijuca – RJ
Leia também:
Galeria A Gentil Carioca apresenta primeira individual de Denilson Baniwa
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…
Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…
Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…
Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…