Feiras

1ª Feira virtual do Projeto Latitude alcança público de 23 países


A 1ª Feira virtual do Projeto Latitude, que prestigiou as exposições das 54 galerias nacionais participantes da Latitude Art Fair em setembro, alcançou um público de 23 países e foi considerada um bom começo para os organizadores.

O Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, é uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)


A maioria dos visitantes eram do Brasil (77,63%), mas a presença de pessoas dos EUA (12,84%), França (1,31%), África do Sul, Austrália e Ashmore e Cartier Island (todos com 0,73%) também foi confirmada em um levantamento feito pela plataforma Artsy, que abrigou o evento. Chamou atenção o registro de visitações vindas de países como Egito e Índia, além dos países alvos do projeto, como o já mencionado EUA, Reino Unido, Espanha, Argentina e Suiça.

A página dedicada à feira no Artsy teve mais de 35 mil acessos no período de realização da Latitude Art Fair (23/09 a 14/10) e as galerias receberam mais de 100 solicitações para informações das obras e artistas, sendo que 65% delas receberam pelo menos 1 solicitação.

Foi registrado ainda o interesse por 71 colecionadores inscritos na plataforma e 44 vendas concretizadas através da Artsy. A iniciativa contou com um plano de divulgação que incluiu os principais veículos internacionais especializados em arte.

“Estamos muito felizes com o resultado de nossa primeira feira virtual, principalmente na diversidade do público atingido, mostrando que o Latitude está no caminho certo de seu principal foco, que é levar a cada vez mais fronteiras a arte contemporânea brasileira. A indústria da arte nacional cada vez mais tem se profissionalizado e se reinventado – principalmente nos últimos meses – e todo esse trabalho merece reconhecimento internacional. A Latitude Art Fair provou que o que não falta na arte contemporânea nacional é potencial para estar entre os mercados de arte mais renomados do mundo”, afirma Luciana Brito, Presidente da ABACT.


Ouça nosso Podcast com a Luciana Brito sobre a Latitude


Sobre o Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea.

Criado em 2007, conta hoje com 54 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos.

Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips.

Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

43 minutos ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

24 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago