Feiras

1ª Feira virtual do Projeto Latitude alcança público de 23 países

Veja como o objetivo de levar a arte contemporânea brasileira a cada vez mais fronteiras está sendo cumprido.

Por Equipe Editorial - novembro 13, 2020
44 0
Pinterest LinkedIn

A 1ª Feira virtual do Projeto Latitude, que prestigiou as exposições das 54 galerias nacionais participantes da Latitude Art Fair em setembro, alcançou um público de 23 países e foi considerada um bom começo para os organizadores.

O Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, é uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)


A maioria dos visitantes eram do Brasil (77,63%), mas a presença de pessoas dos EUA (12,84%), França (1,31%), África do Sul, Austrália e Ashmore e Cartier Island (todos com 0,73%) também foi confirmada em um levantamento feito pela plataforma Artsy, que abrigou o evento. Chamou atenção o registro de visitações vindas de países como Egito e Índia, além dos países alvos do projeto, como o já mencionado EUA, Reino Unido, Espanha, Argentina e Suiça.

Projeto Latitude

A página dedicada à feira no Artsy teve mais de 35 mil acessos no período de realização da Latitude Art Fair (23/09 a 14/10) e as galerias receberam mais de 100 solicitações para informações das obras e artistas, sendo que 65% delas receberam pelo menos 1 solicitação.

Foi registrado ainda o interesse por 71 colecionadores inscritos na plataforma e 44 vendas concretizadas através da Artsy. A iniciativa contou com um plano de divulgação que incluiu os principais veículos internacionais especializados em arte.

“Estamos muito felizes com o resultado de nossa primeira feira virtual, principalmente na diversidade do público atingido, mostrando que o Latitude está no caminho certo de seu principal foco, que é levar a cada vez mais fronteiras a arte contemporânea brasileira. A indústria da arte nacional cada vez mais tem se profissionalizado e se reinventado – principalmente nos últimos meses – e todo esse trabalho merece reconhecimento internacional. A Latitude Art Fair provou que o que não falta na arte contemporânea nacional é potencial para estar entre os mercados de arte mais renomados do mundo”, afirma Luciana Brito, Presidente da ABACT.


Ouça nosso Podcast com a Luciana Brito sobre a Latitude


Sobre o Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea.

Criado em 2007, conta hoje com 54 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos.

Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips.

Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários