feminismo

Qual a diferença entre Feminismo e Femismo?

Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.

O “embrião” do movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como uma consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema a “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”. As mulheres queriam estar inseridas no turbilhão de mudanças sociais que estas revoluções traziam, principalmente para se sentirem mais cidadãs em uma sociedade historicamente regida pelo patriarquismo.

No entanto, o feminismo só começou a se popularizar no mundo ocidental nas primeiras décadas do século XX, questionando o poder social, político e econômico monopolizado pelos homens. O feminismo, como muitos pensam erroneamente, não é um movimento de sexista, ou seja, que defende a figura feminino sobre o masculino, mas sim uma luta pela igualdade entre ambos os gêneros.

Atualmente, não são apenas as mulheres que se intitulam ou compartilham de pensamentos feministas – assim como existem muitas que também apoiam o esquema de uma sociedade machista – alguns homens, que se sentem “pressionados” ou incomodados com as “regras de comportamento social do machismo”, partilham da mesma visão de liberdade e direitos igualitários entre os sexos.

Um dos símbolos que impulsionou o feminismo em meados da década de 1960 foi a publicação do livro “O Segundo Sexo”, da escritora feminista francesa Simone de Beauvoir, que desconstruiu a imagem de que a “hierarquização dos sexos” seria uma questão biológica, mas sim unicamente o fruto de uma construção social pautada em séculos de regimes patriarcais.

A partir deste período, começa a se disseminar o chamado Feminismo Radical, uma ramificação do pensamento feminista que acredita só ser possível “exterminar” o machismo com uma revolução profunda e geral, eliminando os regimes patriarcais. As feministas radicais ainda acreditam ser necessárias mudanças na legislação dos países, criando leis de proteção ao gênero feminino, por exemplo.

Feminismo e Femismo

Feminismo e femismo possuem significados completamente diferentes.

O feminismo é um movimento social de “quebra” da hierarquização dos sexos, do sexismo e do machismo, reivindicando igualdade de direitos entre homens e mulheres.

O femismo, por sua vez, pode ser considerado o sinônimo do machismo (ao mesmo tempo que é seu oposto), pois trata-se de uma ideologia de superioridade da mulher sobre o homem. O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do gênero sexual; baseada em um regime matriarcal.

Feminismo e Machismo

Ao contrário do que prega o machismo, como um movimento de repressão e repúdio aos direitos igualitários entre homens e mulheres, o feminismo funciona não como uma tentativa de sobrepor o “poder feminino” sobre o masculino, mas sim de lutar pela igualdade entre mulheres e homens em todos os setores da sociedade.

Fonte: Significados.

Veja também:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Joy de Paula

Amante de poesia, Joy faz agora a compilação de textos de escritores estabelecidos e de em ascensão. Ela trabalhou um bom tempo na redação do arte|ref e hoje se tornou uma de nossas colunistas. O Arte|ref nunca perde a sua equipe, talvez porque seja divertido fazer o que fazemos.

View Comments

      • Ora, se vocês citam tanto a existência + diferença entre o feminismo e o femismo.. Me mostre na teoria e/ou prática estas femistas pô.. Ou será que as próprias feministas são femistas que utilizam desta palavra para mascarar o que realmente são? Sem sequer conseguir citar UM autor femista?
        ...

        • Acho mais dificil encontrar UM autor femista, pois ele teria que ter raiva da própria identidade. Mas tudo é possível.

    • https://super.abril.com.br/blog/turma-do-fundao/feminismo-x-femismo-qual-a-diferenca/
      Nesse artigo, mostra um pouco sobre o significado de cada termo, E como o próprio artigo fala, assim como tantos outros, o femismo, assim como o machismo podem ser considerados como atitudes, ao contrário do feminismo, que é um movimento revolucionário e como abrange uma coisa muito melhor do que a superioridade do sexo, vemos muito mais material de estudo por aí, porém se quiser exemplos, é só procurar e pesquisar sobre movimentos onde as mulheres propagam ódio a todos os homens só pelo fato de serem homens. Abraços ?

  • Péssimo texto, baboseira total, totalmente inexplicável e sem nexo a fala na qual o femismo seria o mesmo que o machismo em todos esses anos de machismo e quantos de femismo mesmo???
    Se situem

Recent Posts

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

17 minutos ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

7 horas ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

7 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

7 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

1 dia ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

1 dia ago