Filosofia

Nietzsche: Confira as obras originais gratuitamente


Friedrich Nietzsche, nasceu em 15 de outubro de 1844, Röcken, Saxônia, Prússia/Alemanha – morreu em 25 de agosto de 1900, Weimar, Estados da Turíngia. Estudioso clássico alemão, filósofo e crítico da cultura, Nietzsche se tornou um dos mais influentes de todos pensadores modernos.

Suas tentativas de desmascarar os motivos subjacentes à religião, moralidade e filosofia ocidentais tradicionais afetaram profundamente gerações de teólogos, filósofos, psicólogos, poetas, romancistas e dramaturgos.


Os escritos originais de Nietzsche

Junto com a European Commission foram digitalizados todos os textos originais do filósofo. Um baú com 160 kg de textos do autor foi cuidadosamente encontrado e os textos foram comparados com o original.

O que poucos sabem é que muitos dos textos que lemos foram traduzidos com erros de interpretação e muitas vezes distorcidos para acomodar a ideologia nazista da época.

Com o apoio de várias instituições governamentais européias, todos estes textos estão agora disponíveis gratuitamente para quem quiser. Ações como esta são muito importantes para todos nós (interessados ou não por Nietzsche), pois mostram um trabalho tão sério sendo disponibilizado a todos gratuitamente.

A Digitale Kritische Gesamtausgabe Werke und Briefe (eKGWB) é a versão digital da edição de referência alemã das obras de Nietzsche, fragmentos póstumos e correspondências editadas por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. O eKGWB foi editado por Paolo D’Iorio e publicado pela Nietzsche Source.

Esta é a primeira edição a incorporar cerca de 6.600 correções filológicas anteriormente publicadas em vários comentários impressos. Essas correções são destacadas no eKGWB, com citações vinculadas que fornecem o texto não corrigido da versão impressa.

A interface eKGWB permite aos leitores consultar, citar e copiar o texto, procurar todo o corpo e partes delimitadas dele e gerar listas de resultados de pesquisa com ou sem o texto circundante. Todos os textos e resultados de pesquisa podem ser impressos.

Nietzsche, Friedrich | Assim falou Zaratustra.
Chemnitz, Schmeitzner (1883-1884) e Leipzig, Naumann, 1891.

O eKGWB é codificado em XML-TEI para garantir compatibilidade com outros arquivos de texto. A edição usa um sistema de classificação que atribui a cada trabalho, capítulo, aforismo ou fragmento um endereço de internet único permanente.

Para facilitar a referência cruzada entre papel e edições digitais, a sigla usada na URL para o eKGWB corresponde às abreviaturas padrão estabelecidas pela edição impressa Colli / Montinari.


A primeira seção do Anticristo pode ser encontrada no seguinte endereço (assim como outros escritos do filósofo): www.nietzschesource.org/eKGWB/AC-1


Ao usar URLs ​​com sigla convencional para trabalhos publicados e material não publicado, o eKGWB é uma fonte confiável para pesquisa acadêmica.


Veja também:



Fontes:

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

View Comments

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

15 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

2 dias ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

2 dias ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

2 dias ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago