Categories: Fotografia

Adentro

Quem é o artista? Denise Meirelles
O que vai ter na exposição?
Fotografias
Quantas obras serão expostas?
15 imagens
Até quando?
02 de setembro

Como parte de uma política de difusão cultural que busca apresentar ao público a diversidade de iniciativas no campo das artes visuais, o Museu de Arte Contemporânea da USP instituiu o Centro de Apoio Pedagógico, um espaço para a extroversão da produção dos ateliês educativos do Museu, dissertações e teses de poéticas visuais desenvolvidas na USP. O espaço apresenta a exposição Adentro, resultado da pesquisa de mestrado em poéticas visuais de Denise Meirelles sob orientação do Prof. Dr. João Luiz Musa, da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP).

O tema da pesquisa de Denise é a prática do ensaio fotográfico, ou seja, a criação de um conjunto de imagens que dialogam entre si, não necessariamente pelo seu tema comum, mas principalmente pela qualidade visual constante, e a partir daí a exploração de suas possibilidades narrativas. As imagens da exposição – em que a artista trabalhou com impressões fine art para aprofundar nuances e sutilezas da luz e da cor – foram captadas no interior de Minas Gerais, revelando o lado humano e cultural da Serra da Canastra.  A fotógrafa percorreu moradias rurais, conhecendo e fotografando pessoas e o interior de suas casas. “O fruto desta convivência são imagens que privilegiam a atmosfera do lugar, algo que vai além da documentação”, conta Denise. O uso da luz e o momento introspectivo dos retratados transcendem a cena e criam uma ficção.

Para a artista, o interessante é buscar a individualidade na fotografia, propor novas formas de representação onde a preocupação em ser fiel ao visível não é tão importante quanto a liberdade de dar vazão ao seu imaginário e às suas aspirações estéticas. Neste caso a artista explora a iluminação natural das casas criando desenhos de sombras que instigam a imaginação do espectador.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Casa Galeria apresenta “A Leveza Pode Ser o Peso da Nossa História”

A Casa Galeria apresenta, a partir de 24 de maio, a exposição “A Leveza Pode…

11 horas ago

11 dicas para vender quadros produzidos por inteligência artificial

A Inteligência Artificial tem tido um grande impacto na produção de arte, permitindo que artistas…

17 horas ago

Surrealismo: por uma vanguarda revolucionária, por uma arte política

Sob uma perspectiva crítica, acadêmica e histórica, abordaremos o Surrealismo — movimento artístico que se…

17 horas ago

15 fatos sobre Benedito Calixto que farão você perceber que já o conhecia

Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém, no dia 14 de outubro de 1853 e…

17 horas ago

Obra de Lasar Segall desaparecida por 8 décadas será exibida em museu

A pintura “Witwe” ou "Viúva", de Lasar Segall, que fez parte da exposição "Arte Degenerada"…

18 horas ago

Museu de Arte do Rio (MAR) inaugura exposição “TÊTA”, de Lidia Lisbôa

O Museu de Arte do Rio (MAR) apresenta a partir deste sábado, 18/05, Dia Internacional…

18 horas ago