Fotografia

Heba Khamis e seu protagonismo foto-artístico no Egito


Heba Khamis faz parte do grupo das novas protagonistas do cenário das artes no Egito. Pesquisadora visual, Heba Khamis desenvolve trabalhos fotográficos que se concentram nas questões sociais sensíveis.

Como fotojornalista, fez a cobertura das duas últimas revoluções egípcias, e aprimorou o seu trabalho como fotodocumentarista em Uganda.

Seus recentes trabalhos abordam questões como: a amamentação nos Camarões, a prostituição gay dos refugiados na Alemanha e os transgêneros no Egito.

Seus trabalhos mais conhecidos são as séries: Banned Beauty, Still Me, e Black Birds. Este último lhe rendeu a sua segunda premiação da vida, no concurso “World Press Photo”, em 2019.

Esta vitória faz de Heba Khamis a primeira fotojornalista egípcia a receber o prestigioso prêmio. O projeto vencedor foi exibido em 110 cidades e 45 países, sendo, também, publicado no “NZZ” da Suíça e “Missy” da Alemanha.

Através de um portfólio de fotos, o projeto documenta excepcionalmente as vidas marginalizadas de jovens refugiados na Alemanha. Sem visto, dinheiro ou trabalho, seus medos de deportação pesam, e muitos refugiados têm sido injustamente induzidos a viver em parques como profissionais do sexo gay.

Heba Khamis recebeu anteriormente o prêmio Através de uma Lente Feminina em 2018 e a “bolsa Ian Parry” em 2017 por seu projeto “Banned Beauty”, que é categorizado como uma pesquisa visual de longo prazo, iniciada em 2016.

Banned Beauty é um retrato palpitante de uma prática comum em Camarões, na qual mães e avós achatam os seios de suas filhas usando objetos aquecidos a ferro. Eles reivindicam um objetivo comum por trás do engomar das mamas, que é tornar as meninas menos atraentes para os homens, para que não sejam assediadas. Sentimentos mistos surgem do projeto em torno do amor que leva as mães a causar dor física às suas filhas.


Black Birds

Foto 1: Série – “ Black Birds”


Foto 2: Série -“ Black Birds”


Foto 3: Série – “ Black Birds”


Foto 4: Série – “ Black Birds”


Banned Beauty

Foto1: Série – “ Banned Beauty”


Foto 2: Série – “ Banned Beauty”


Foto 3: Série – “ Banned Beauty”


Foto 4: Série – “ Banned Beauty”


Still Me

Foto 1: Série – “ Still Me”


Foto 2: Série – “ Still Me”


Foto 3: Série – “ Still Me”


Veja também


Fontes

  • egyptindependent.com
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paula

Amante das belezas da vida, Paula sempre está por dentro do que está acontecendo no cenário cultural na cidade de São Paulo. Bacharel em Ciências e Humanidades e Técnica em Gestão Pública com foco em políticas culturais, Paula vem colecionando uma bagagem de conhecimentos nas áreas de Gestão Cultural e Jornalismo Cultural. Hoje Trabalha no programa de incentivo cultural Pro-MAC da Prefeitura de São Paulo

Recent Posts

Como fazer um currículo perfeito: para artistas

Um currículo bem elaborado é como um cartão de visitas que apresenta sua trajetória artística…

7 horas ago

36 frases inspiradoras para artistas

Frases inspiradoras para artistas refletirem seus processos criativos. São frases de artistas, filósofos, escritores, cientistas…

15 horas ago

Certificado de autenticidade: tudo que você precisa saber

Provavelmente, o certificado de autenticidade, ou COA, é um dos documentos mais essenciais que você…

15 horas ago

Exposição de Daiara Tukano no MAR destaca a cultura dos povos indígenas

Daiara Tukano, apresenta sua primeira exposição individual na cidade do Rio de Janeiro, inaugurada no…

2 dias ago

Artes e Marketing: como a comunicação fortalece seu projeto cultural?

Artes e marketing caminham juntos. Quando os agentes culturais preparam as inscrições para editais de…

2 dias ago

Conheça as funções dentro de uma galeria de arte

A galeria de arte continua sendo um dos pilares mais importantes do mundo da arte…

2 dias ago