Primeiramente o que caracterizaria um crime de homofobia?
Primeiramente, um estudo das circunstâncias que o crime ocorreu e o que o motivou. Depois, estudar os requintes de crueldade que existem em tais crimes pela orientação sexual e identidade de gênero, dando como exemplo a desfiguração do rosto, introdução de objetos no anus e na vagina, cortar o cabelo, amputação das partes genitais e seios dentre outros, muito destes atos praticados até após a morte.
Por que há tanta manifestação contrária à criminalização da homofobia?
Porque o preconceito por si só diz que são pessoas despreparadas e sem conhecimento do que dizem. E temos ainda os intolerantes religiosos que precisão “endemoniar” em seus cultos alguns grupos para terem como contraponto a perfeição deles. E nesses grupos “endemoniados” entram os LGBTs.
Acredita-se que a aprovação da lei é um caminho para a resolução dos problemas de discriminação por orientação sexual?
Existem dois caminhos. O primeiro é uma educação formando o cidadão para viver uma sociedade em diversidade, quer seja em relação ao gênero, raça, credo, orientação sexual e identidade de gênero dentre outros. O outro meio é uma lei que puna tudo que ocorre de errado pois tem aqueles que não aprendem na escola e tem muitos outros que não aprendem, serão coagidos pela Lei. E essa lei não é um privilégio mas sim um ato igualitário, pois temos lei que pune o racismo, o machismo e queremos uma que puna a LGBTfobia.
Existe discriminação no próprio meio gay?
Em todos os meios existem. Da mulher mais “pudorada” com a mais liberta, da mais culta com a menos, da mais rica com a menos. Do negro que não se assume como negro com os seus iguais. Do gay “mais masculino” com o “mais feminino”. Da lésbica “mais feminina” com a “mais masculina”. São tantos os recortes sociais que são difíceis de serem todos narrados, mas isso não dá o direito a ninguém de agredir ou tirar a vida do outro porque não concorda com o que o outro vive em sua vida.
Crimes por homofobia aumentaram significativamente no Brasil, este número refere-se a um real aumento na violência contra homossexuais, ou existem mais pessoas relatando esse tipo de crime?
Os crimes tem aumentado muito principalmente pela intolerância religiosa crescente em nosso País. E esses crimes são os que chegam ao conhecimento público, pois tem muitos que não são relatados por vergonha ou medo de retaliação. Esse número é muito maior.
Acompanhe mais detalhes sobre a Associação APOGLBT por esse LINK
O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…
Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…
Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…
A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…
“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…