Gay

Existe discriminação dentro do universo LGBT?

Hoje eu conversei com o presidente da APOGBLT (Associação da Parada do Orgulho Lgbt) Fernando quaresma, e perguntei sobre discriminação dentro do universo LGBT, entre outras questões a cerca do assunto:

Primeiramente o que caracterizaria um crime de homofobia?

Primeiramente, um estudo das circunstâncias que o crime ocorreu e o que o motivou. Depois, estudar os requintes de crueldade que existem em tais crimes pela orientação sexual e identidade de gênero, dando como exemplo a desfiguração do rosto, introdução de objetos no anus e na vagina, cortar o cabelo, amputação das partes genitais e seios dentre outros, muito destes atos praticados até após a morte.

Por que há tanta manifestação contrária à criminalização da homofobia?

 Porque o preconceito por si só diz que são pessoas despreparadas e sem conhecimento do que dizem. E temos ainda os intolerantes religiosos que precisão “endemoniar” em seus cultos alguns grupos para terem como contraponto a perfeição deles. E nesses grupos “endemoniados” entram os LGBTs.

Acredita-se que a aprovação da lei é um caminho para a resolução dos problemas de discriminação por orientação sexual?

Existem dois caminhos. O primeiro é uma educação formando o cidadão para viver uma sociedade em diversidade, quer seja em relação ao gênero, raça, credo, orientação sexual e identidade de gênero dentre outros. O outro meio é uma lei que puna tudo que ocorre de errado pois tem aqueles que não aprendem na escola e tem muitos outros que não aprendem, serão coagidos pela Lei. E essa lei não é um privilégio mas sim um ato igualitário, pois temos lei que pune o racismo, o machismo e queremos uma que puna a LGBTfobia.

Existe discriminação no próprio meio gay?

Em todos os meios existem. Da mulher mais “pudorada” com a mais liberta, da mais culta com a menos, da mais rica com a menos. Do negro que não se assume como negro com os seus iguais. Do gay “mais masculino” com o “mais feminino”. Da lésbica “mais feminina” com a “mais masculina”. São tantos os recortes sociais que são difíceis de serem todos narrados, mas isso não dá o direito a ninguém de agredir ou tirar a vida do outro porque não concorda com o que o outro vive em sua vida.

Crimes por homofobia aumentaram significativamente no Brasil, este número refere-se a um real aumento na violência contra homossexuais, ou existem mais pessoas relatando esse tipo de crime?

Os crimes tem aumentado muito principalmente pela intolerância religiosa crescente em nosso País. E esses crimes são os que chegam ao conhecimento público, pois tem muitos que não são relatados por vergonha ou medo de retaliação. Esse número é muito maior.

Através do Youtube Fernando Quaresma manda uma mensagem para todos que lutam a favor da igualdade e dos direitos Lgbt’s

O Brasil é campeão mundial em assassinatos de homossexuais, só em 2015 foram mais de 318 Homossexuais 52% são gays, 37% travestis, 16% lésbicas, 10% bissexuais.

Acompanhe mais detalhes sobre a Associação APOGLBT por esse LINK

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Gabriel Cardozo

Se aventurando no mundo da arte, ama filmes de terror antigos e acredita no poder da comunicação. E que a arte é como um cubo mágico com suas cores e formas... Conseguir alinha-las é seu principal objetivo para que tudo faça sentido.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

11 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

11 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

2 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

2 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

2 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

2 dias ago