Gravura

Reprodução e gravura: o que são e quais as diferenças?


Poucos lugares são tão acolhedores e gostosos de estar como as lojas dos bons museus, especialmente após visitar as exposições temporárias ou permanentes. Lá encontram-se, entre outros, boas reproduções das obras de arte mais desejadas (e valiosas) do mundo. É importante saber, no entanto, que Reprodução e Gravura são produtos diferentes em vários sentidos. 

A reprodução utiliza, atualmente, equipamentos digitais sofisticados e conta com um banco de imagens de obras originais. As imagens podem ser altamente fiéis ao original, porém, a impressão é meramente gráfica e de tiragem (número de cópias) ilimitada.

E por que podemos ter reproduções de Van Gogh, Monet e Da Vinci, entre tantos outros? Porque a lei determina que, após setenta anos do falecimento do artista, suas obras são de domínio público.

Ainda, é natural o artista vivo liberar que suas obras sejam reproduzidas para venda, durante a exposição, por exemplo. Assim, qualquer imagem de obra de arte pode ser impressa, desde que respeitados os direitos definidos por lei.

A reprodução, portanto, é um elemento apenas decorativo, não tem valor de arte.

A xilogravura do artista japonês Katsushika Hokusai, “A Grande Onda”, é uma das imagens mais reproduzidas do mundo.

Agora gravura, sim, esta tem valor artístico. É uma arte original múltipla, vinda do processo de impressão artesanal (ou gravação) cujo resultado visual confere bom gosto e sofisticação à decoração. É uma forma acessível de adquirir a obra original de um artista renomado.

A gravação de imagens para ser utilizada como matriz de impressão sobre papel ou tecido era empregada pelos egípcios e conhecida pelos chineses desde o século II. A redescoberta deu-se na Europa, em meados do século XV, como o grande veículo propagador de imagens e textos.

Há vários tipos de impressão e diferentes matrizes para produzir gravuras. As matrizes mais usuais são: xilogravura (madeira), calcografia (metal), litografia (pedra) e serigrafia (poliéster ou nylon). Mais recentemente, com a disponibilização da tecnologia, tem-se a chamada fineart, que usa impressão museológica com tinta mineral em papel de excelente qualidade, 100% algodão, com alta durabilidade.

Cada gravura recebe a marcação com o número da cópia e do total delas. Por exemplo, 1/30 é a primeira cópia do total de 30 impressas. Assim, pode-se afirmar que a gravura é um múltiplo da obra original, nomeada, datada e assinada de próprio punho pelo artista.

Gravura (serigrafia) de Alfredo Volpi, sem título, edição: 61/100

A gravura exibe um destes códigos do lado esquerdo: número e edição total (1/100 a 100/100, por exemplo), PA (prova de artista), PI (prova de impressão), PE (prova de estado), BPI (bom para imprimir) e HC (hors comerce, para as gravuras fora de comercialização).

Assim, se você ainda não pode ter a tela original de seu artista preferido, avalie positivamente a compra de uma gravura assinada por ele e lembre-se que só você terá aquela obra – por exemplo – a de número 5 das 30 que ele disponibilizou. E seu ambiente estará com a assinatura de um artista!

As informações da gravura, como número da tiragem total, título, assinatura e data

Veja obras que pertencem ao acervo da Ligia Testa


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

2 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago