artes tradicionais

Mosaicos: da antiga mesopotâmia ao design contemporâneo


O que são mosaicos?

Mosaicos são colagens compostas por pequenos pedações de materiais coloridos, como vidro, pedras ou cerâmicas. Suas peças são cortadas, moldadas e organizadas em padrões, visando compor uma imagem.


História dos mosaicos

Os mosaicos têm sido um estilo de arte popular em várias culturas ao redor do mundo. Os primeiros conhecidos foram encontrados em um templo mesopotâmico (aproximadamente 3000 a.C.). Compostos de marfim, conchas e pedras, eles lançaram as bases para os mosaicos feitos milhares de anos depois na Grécia Antiga e no Império Romano.

Diferentemente dos fabricantes de mosaicos da Mesopotâmia, no entanto, os artistas clássicos optaram por criar figuras, padrões e motivos em suas obras desse estilo.

Close de detalhe em mosaico no piso da Vila dos Pássaros em Alexandria, Egito (© Ariadne Van Zandbergen:Alamy)

Do século IV até a Renascença, os mosaicos surgiram nas basílicas católicas em toda a Itália. Essas obras de vidro adornavam os tetos e o chão, e geralmente retratavam santos e outras figuras bíblicas.

Os mosaicos também são um marco da arquitetura islâmica, mostrando-se particularmente populares nos séculos VII e VIII. Essas obras geralmente apresentam formas geométricas repetidas, cores vivas e padrões ornamentados e aparecem tanto dentro quanto nas fachadas de mesquitas.

Teto do Mausoléu do poeta persa Hafez em Shiraz, província de Fars, Irã.

Durante a Idade Média, os mosaicos eram centrais para a arte bizantina. Enquanto a maioria destes trabalhos foram destruídos, aqueles que permanecem são conhecidos como alguns dos mosaicos mais belos do mundo.

Mosaico de Ravenna

Com o advento da arte renascentista (c.1400), a confecção de mosaicos declinou gradativamente, haja vista que a pintura em afrescos oferecia um maior realismo estético.


O mosaico e a pintura

O mosaico é uma das formas de arte mais próximas da pintura, ambos apresentando uma imagem bidimensional. Além disso, tanto o mosaico como a pintura são adequados para a decoração de superfícies em grande escala. No entanto, ao contrário do pintor, o mosaicista é limitado em sua paleta de cores, por sua escolha de materiais.

É extremamente difícil conseguir a mesma variação tonal de luz e sombra que pode ser obtida usando tinta a óleo, cujo espectro de cores é enorme. Mesmo assim, a arte em mosaico possui atributos que a tornam mais eficaz para efeitos de distância. A principal delas são as qualidades de captura de luz das tesselas de vidro usadas, que podem ser ainda mais aprimoradas pela aplicação de folhas de ouro / prata na parte de trás das peças de vidro, ou definindo estas últimas em um ângulo refletivo.



Século XXI

Após um retorno de produção a partir do século XIX, agora, os mosaicos podem ser feitos usando software de projeto assistido por computador (CAD).

Esses programas podem ser empregados por pessoas individualmente ou por sistemas de manufatura robótica. De modo a acelerar o processo de criação de mosaicos, eliminar erros e reduzir custos, eles estão agora sendo montados por robôs controlados por computador, e não à mão. A produção pode ser 10 vezes mais rápida com menos erros.


Veja mais

https://arteref.com/movimentos/o-que-e-a-arte-rupestre-e-quais-sao-as-suas-caracteristicas/

Fontes


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

2 horas ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

9 horas ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

9 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

9 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

1 dia ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

1 dia ago