Mona Lisa, ou La Gioconda, de Leonardo da Vinci (1452-1519)
A Mona Lisa é, possivelmente, a obra de arte mais conhecida do mundo. Pintada por volta de 1503 por Leonardo da Vinci, uma das imagens mais icônicas da História já sobreviveu a roubos e ataques, além de ser uma das obras mais reproduzidas de todos os tempos.
Com a chegada definitiva da inteligência artificial ao mundo da arte, é claro que a Mona Lisa também foi alvo das experiências digitais de curiosos e curiosas que sempre quiseram saber como seria a paisagem completa ao fundo da Mona Lisa.
Leia também: Historiador teria localizado misteriosa ponte da Mona Lisa
Foi o que fez o artista digital Kody Young, também conhecido no Twiter como “Your AI Interpreter”, ou “Seu intérprete de IA”. Em uma postagem no Twitter, ele levantou a questão: “Você já se perguntou como seria o restante da Mona Lisa?”
No enquadramento da obra original, vemos a modelo em meio corpo com uma paisagem distante como plano de fundo. A paisagem estende-se às montanhas geladas e inclui caminhos ondulantes e uma ponte.
Utilizando o software de Inteligência Artificial Adobe Firefly, Kody Young recriou o fundo do quadro, surpreendendo – e também decepcionando – internautas. Veja o resultado:
A Mona Lisa não foi a única experiência de Kody Young, confira outros quadros famosos em que o influenciador explorou possíveis continuações das obras:
Entendendo o novo colecionador O perfil do colecionador de arte mudou. Ele está mais informado,…
O que motiva o colecionador Desde Freud, sabem‑se os contornos íntimos do colecionismo: ele raramente…
O Sesc Pompeia abre ao público a exposição "O Poder de Minhas Mãos", uma coletiva…
O Museu A CASA do Objeto Brasileiro recebe, a partir de 16 de agosto, sábado,…
No início do século XX, entre as convulsões políticas e sociais da Revolução Russa, um…
Tudo pode ser considerado arte? O que é arte? A partir do "invento" dos ready-mades…