Curiosidades

Veja fotos da casa de Henri Matisse à venda na Riviera Francesa

A casa de Henri Matisse em Nice, na França, local de um produtivo período de pintura durante a última parte de sua carreira, está à venda US$ 2,69 milhões.

Matisse morou e trabalhou no apartamento palaciano, por cerca de 10 anos, a partir de 1938. O espaço possui tetos altos, uma lareira delicadamente esculpida e janelas em arco que se abrem para a Riviera francesa ultramarina. As fotos fornecidas pela Côte d’Azur Sotheby’s International Realty demonstram a beleza do lugar.

“A maioria vem aqui pela luz e pela beleza pitoresca (ou cenário)”, escreveu Matisse em 1952 . “Eu sou do Norte. Os grandes reflexos coloridos de janeiro, a claridade do dia são o que me atraiu para me instalar aqui.”

A vista da Riviera Francesa através das janelas do apartamento. CORTESIA CÔTE D’AZUR SOTHEBY’S INTERNATIONAL REALTY

Matisse mudou-se para Cimiez por volta de 1917 e alugou quartos em vários apartamentos pela cidade antes de comprar seu apartamento no antigo hotel Regina. Lá, ele perseguiu uma variação lânguida da pintura neoclássica; A Primeira Guerra Mundial acabara recentemente e, com ela, seu apetite pelo vanguardismo.

A entrada do prédio. Côte d’Azur Sotheby’s International Realty

Em vez disso, ele pintou suntuosas naturezas-mortas, nus e interiores e, após uma viagem ao Marrocos em 1922, ficou encantado com a tradição odalisca, um gênero de arte orientalista com representações erotizadas de haréns e (supostamente) trabalhadoras do sexo. Entre os mais famosos desta série está Odalisque Couchée aux Magnolias, pintado um ano após seu retorno do norte da África. (A obra já pertenceu a Peggy e David Rockefeller e foi vendida na Christie’s New York em 2018 por US$ 80,8 milhões.)

Odalisque Couchée aux Magnolias, DE hENRI MATISSE (1923). Crédito: Wikiart

Matisse passou a última década e meia de sua vida como inválido após uma cirurgia abdominal – uma “segunda vida”, como ele chamou. De dentro de seu quarto de hotel, ele desenvolveu sua forma de arte mais radicalmente inovadora: o recorte. O papel pintado com guache foi cortado em formas orgânicas e geométricas e organizado em composições dinâmicas que às vezes envolviam lateralmente o comprimento de seu apartamento e se derramavam na sala de jantar do Hôtel Regina. Matisse morreu em 1954, com Nice provando ser seu último e mais longo caso de amor.

“Você se lembra da luz que entrava pelas persianas? Veio de baixo como uma rampa de teatro”, escreveu ele sobre o Hôtel de la Méditerrannée, uma de suas muitas casas, em 1952. “Tudo era falso, absurdo, incrível, delicioso.”

Com informações de Artnet.

Leia também: Como ser um artista, segundo Henri Matisse

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio na próxima sexta-feira…

8 horas ago

Ayrson Heráclito: entrelaçando arte, história e cultura afro-brasileira

Ayrson Heráclito nos convida, por meio de sua arte, a explorar a riqueza e a…

2 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

2 dias ago

Paço Imperial inaugura três exposições simultâneas

O Paço Imperial inaugura, a partir do dia 17 de abril de 2024, três exposições…

3 dias ago

Tomie Ohtake ganha mostra na Galeria Nara Roesler

A Galeria Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar, em parceria com o…

5 dias ago

Galeria de Arte André apresenta exposição de Manabu Mabe

A Galeria de Arte André, no ano em que se completa o centenário de nascimento…

5 dias ago