Gombrich no museu do Van Gogh na Holanda
Sir Ernst Hans Josef Gombrich, nasceu em Viena, em 1901 durante o Império Austro-Húngaro.
Se formou em História da Arte pela Universidade de Viena. É considerado o mais célebre historiador da arte do século XX.
A ideia de escrever seu trabalho mais famoso, A História da Arte (The Story of Art) de 1950, surgiu de um livro infantil que o autor estava preparando e acabou se transformando num Best Seller usado em diversos cursos universitários pelo mundo.
Gombrich enxergava a arte moderna como uma reação contra a arte formal e figurativa. O ArteRef separou para você um trecho do livro onde o escritor fala sobre Picasso:
“Na idade de dezenove anos ele veio para Paris, onde pintou temas que teriam agradado aos expressionistas: mendigos, párias, carrinhos de criança e pessoas de circo. Mas ele evidentemente não encontrou nenhuma satisfação nisso, e começou a estudar arte primitiva, para a qual Gauguin e talvez também Matisse haviam chamado a atenção”.
Para ele o foco no estudo da arte deve ser o indivíduo que produz a arte. Recebeu a homenagem de ser nomeado comandante da Ordem do Império Britânico (1966), cavaleiro (1972) e membro indicado da Ordem do Mérito (1988).
Em A História da Arte (The Story of Art), ele foge da crítica artística que, em sua opinião, estava baseada em emoções individuais. Não é muito indicado para estudar o modernismo que é um estilo completamente inclinado à novidade, sua especialidade é a arte renascentista.
Fontes:
https://es.phaidon.com/agenda/art/articles/2014/september/30/gombrich-explains-picasso/
A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…
A icônica pintura “Madame X” é o destaque da grandiosa mostra “Sargent and Paris”, em…
A artista mineira Sonia Gomes, um dos nomes mais potentes da arte contemporânea brasileira, celebra…