4 frases de Gombrich que reavaliam o papel do crítico

A vida do historiador que mudou a forma de enxergar a arte e a crítica

0
1618
Gombrich-no-museu-do-Van-Gogh-na-Holanda
Gombrich no museu do Van Gogh na Holanda

Sir Ernst Hans Josef Gombrich, nasceu em Viena, em 1901 durante o Império Austro-Húngaro.

Se formou em História da Arte pela Universidade de Viena. É considerado o mais célebre historiador da arte do século XX.

A ideia de escrever seu trabalho mais famoso, A História da Arte (The Story of Art) de 1950, surgiu de um livro infantil que o autor estava preparando e acabou se transformando num Best Seller usado em diversos cursos universitários pelo mundo.

Livro (Story of Art) História da Arte de Ernst Gombrich
Livro (Story of Art) História da Arte de Ernst Gombrich
Compre o livro clicando na imagem

Gombrich enxergava a arte moderna como uma reação contra a arte formal e figurativa. O ArteRef separou para você um trecho do livro onde o escritor fala sobre Picasso:

“Na idade de dezenove anos ele veio para Paris, onde pintou temas que teriam agradado aos expressionistas: mendigos, párias, carrinhos de criança e pessoas de circo. Mas ele evidentemente não encontrou nenhuma satisfação nisso, e começou a estudar arte primitiva, para a qual Gauguin e talvez também Matisse haviam chamado a atenção”.

Retrato de Ernst Gombrich datado entre 1970 e 1980.

Para ele o foco no estudo da arte deve ser o indivíduo que produz a arte. Recebeu a homenagem de ser nomeado comandante da Ordem do Império Britânico (1966), cavaleiro (1972) e membro indicado da Ordem do Mérito (1988).

Em A História da Arte (The Story of Art), ele foge da crítica artística que, em sua opinião, estava baseada em emoções individuais. Não é muito indicado para estudar o modernismo que é um estilo completamente inclinado à novidade, sua especialidade é a arte renascentista.

Fontes:

https://es.phaidon.com/agenda/art/articles/2014/september/30/gombrich-explains-picasso/

https://www.britannica.com/biography/Ernst-H-Gombrich

https://citacoes.in/autores/ernst-gombrich/

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here