Livros

Do que se trata o livro Um Defeito de Cor?

O livro Um Defeito de Cor é um acontecimento na literatura contemporânea brasileira. O livro conta a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira às últimas das suas 952 páginas.

livro um defeito de corlivro um defeito de cor
Escritora Ana Maria Gonçalves, autora da obra Um Defeito de Cor

Lançada em 2006, para muitos, a obra é muito mais que um romance: é sim um potente um registro historiográfico brasileiro. Ou, ainda, um verdadeiro clássico sobre as nossas origens africanas. Segundo a jornalista Keyti Souza, do portal Negrê, a autora “escreveu um livro de ficção que não nos poupa dos acontecimentos reais e se baseia em várias referências históricas”. Foram cinco anos de escrita: sendo dois anos de pesquisa, um ano para escrita e mais dois anos para reescrita e revisão.

“‘Um Defeito de Cor’ é a história da luta preta no Brasil incorporada em uma mulher que enfrentou os maiores desafios imagináveis pra continuar viva e preservar suas heranças e raízes”, explicou a autora do livro Ana Maria Gonçalves em entrevista ao G1. “A história de uma mãe, heroína, filha de África, que pariu a liberdade dessa nação.”

Livro Um Defeito de Cor inspira exposições

Entre setembro de 2022 e agosto de 2023, o MAR (Museu de Arte do Rio) teve como exposição principal, uma interpretação do livro e atraiu cerca de 100 mil visitantes. A mostra coletiva feita pelos curadores Amanda Bonan, Marcelo Campos e pela própria autora reuniu 400 obras entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de 100 artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano, em sua maioria negros e negras, principalmente mulheres.

Além disso, a exposição teve obras inéditas de Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê, Goya Lopes, produzidas especialmente para homenagear o livro.  Nomes importantes da arte contemporânea brasileira como Rosana Paulino, Silvana Mendes, Ayrson Heráclito, Nadya Taquary e Aline Arroyo participaram da Coletiva.

Exposição Um Defeito de Cor no Museu de Arte do Rio, inspirado no romance de Ana Maria Gonçalves
Exposição Um Defeito de Cor no Museu de Arte do Rio, inspirado no romance de Ana Maria Gonçalves
Escultura da artista Nadya Taquari na exposição Um Defeito de Cor

Na sequência, a exposição Um Defeito de Cor ficou em exibição no Muncab (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira), até março de 2024. A partir de abril de 2024, a mostra entrou em cartaz no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Livro Um Defeito de Cor inspira samba-enredo da Portela

O samba-enredo de 2024 da Portela também foi inspirado no romance de Ana Maria Gonçalves, tornando a obra a mais procurada no Brasil, ocupando o primeiro lugar de obras mais vendidas da Amazon.

Desfile da Portela no Carnaval de 2024

No desfile da escola de samba que passou pela Sapucaí na madrugada de terça-feira (13.02), Luis Gama – personagem histórico do livro – foi representado por Lázaro Ramos, Paulo Vieira, o ministro Silvio de Almeida, mestre Nilo Sérgio e Thiago Caetano.

Lázaro Ramos e Taís Araújo no desfile da Portela no Carnaval de 2024

Durante o desfile, Taís Araújo segurou o livro enquanto cruzava a Sapucaí. Em seu Instagram, ela escreveu: “Ontem foi uma verdadeira maratona! Mas também foi uma explosão de amor, homenagens e cultura no maior espetáculo audiovisual do planeta. Obrigada Portela pelo convite de estar na avenida ajudando a contar essa história a altura de sua importância para o país. ‘Um defeito de cor’ de Ana Maria Gonçalves é um fenômeno premiadíssimo e hoje dispara entre os mais vendidos do país provando que, não há dúvidas sobre a importância do carnaval na cultura e imaginário popular”.

Atriz Taís Araújo com o livro de Ana Maria Gonçalves no desfile da Portela no Carnaval de 2024

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

Confira os próximos cursos da Escola MASP e visitas exclusivas no acervo

A Escola MASP abre, em agosto de 2025, as inscrições para sete novos cursos com…

1 hora ago

Instituto Tomie Ohtake apresenta “Marina Perez Simão – Diapasão”

O Instituto Tomie Ohtake anuncia "Marina Perez Simão – Diapasão", a primeira grande exposição institucional…

3 horas ago

J. Borges, o mestre da xilogravura: biografia, obras e legado

J. Borges (1935–2024) foi um dos mais importantes nomes da arte popular brasileira, reconhecido por…

7 dias ago

‘A Arte deve viver ao Sol’ exposição de Gastone Novelli no MAC USP

O MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da USP) apresenta, a partir de 2 de…

7 dias ago

Vem aí “Eu Sou o Brasil: artistas populares”, em agosto, no Sesc Santo Amaro

O Sesc Santo Amaro recebe, a partir de 9 de agosto, a exposição Eu sou…

7 dias ago

Visite a exposição ‘O Tempo das Coisas Vivas’ no Centro Cultural Correios RJ

O Centro Cultural Correios RJ convida para a abertura da exposição coletiva O tempo das…

7 dias ago