Residência de artista Pienkow, Polônia. Via| culture360.asef.org
Há algumas dicas muito importantes que todo artista iniciante deveria saber antes de tentar se profissionalizar.
Só porque você tem criatividade e talento manual não significa que você tem o necessário para viver da sua carreira como artista.
Raramente é lucrativo ser apenas criativo e talentoso. É preciso também ter muito comprometimento e uma combinação de sorte, tempo e conhecimento de negócios para ter sucesso nessa carreira. Não é fácil, mas também não é impossível – especialmente se você sabe o que esperar quando inicia sua trajetória.
O marketing é muito importante, especialmente num amplo e concorrido segmento como o da arte. Existem milhares de pessoas que afirmam ser artistas; todos com grandes aspirações. O que eles nem todos têm é uma marca.
Avalie suas habilidades, sua especialidade e tome uma decisão sobre que tipo de imagem você quer transmitir.
Concentre-se na sua habilidade. Como tudo na vida, se você tenta se dedicar um pouco em diversas coisas, você não se destaca efetivamente em nenhuma delas.
Tenha objetivos claros. Descubra, fortaleça e promova a sua marca em seu site, redes sociais, marketplaces, galerias, etc.
Todo artista sério precisa de um portfólio completo, organizado e acessível. Se você quiser ser visto como profissional, você precisará:
É muito importante que você forneça uma experiência completa ao público e seus clientes. Informações como: dimensões totais da obra, materiais usados, suas motivações e inspirações, etapas da produção… sempre fazem com que a conexão artista-colecionador seja mais intensificada.
A boa impressão causada pela disponibilização de um portfólio organizado, bonito, facilmente navegável, é extremamente importante para as pessoas terem ideia do tipo de artista que você é. A primeira impressão determina bastante nosso olhar sobre o restante.
Sim, a arte é subjetiva. O rabisco de um é a obra prima de outro. Quando você está tentando decidir quanto cobrar pelo seu trabalho, muitas variáveis devem ser levadas em consideração.
Por isso, listamos 5 tópicos cruciais para que você leve em consideração na hora de precificar suas obras:
Você precisa atrair novos fãs, investidores e seguidores. Um bom networking é uma ótima maneira de colocar isso em prática.
A construção de uma rede, estabelecimento de relacionamentos, leva tempo, é claro. Mas quanto antes você for atrás disso, melhor será o resultado no futuro.
Participe de exposições e eventos culturais; frequente galerias e museus; entre em grupos nas redes sociais. Conheça e converse com pessoas que estão nesses ambientes. São ótimas oportunidades para você apresentar seu cartão de visitas (quando apropriado) e aumentar sua base de clientes.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você e que possam te dar um norte nessa trajetória de consolidação do seu nome no mercado de arte.
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…
View Comments
Meu nome é Regina Celia Campana, sou artista há muitos anos, mas nunca obtive as informações necessárias para me projetar, e fazer meu trabalho aparecer. Foi buscando maiores informações a respeito do certificado das obras, que eu acabei encontrando esse lugar maravilhoso, cheio de dicas e oportunidades para aquele que está começando.