mercado

Como escrever sobre a sua arte e torná-la mais valiosa


Você já se questionou sobre o valor da sua obra? E já pensou em como fazer para tornar sua arte mais valiosa? É importante lembrar que os seres humanos se comunicam com palavras. Quando vemos algo que não entendemos, fazemos perguntas ou lemos sobre o assunto.

Nós coletamos e processamos informações escritas e verbais. É assim que formamos opiniões, tomamos decisões e agimos com palavras, seja ela escrita ou falada.

A arte é uma das coisas que as pessoas não entendem bem, ao mesmo tempo, ela é também uma das coisas que as pessoas mais querem entender. É raro encontrar alguém que não gosta de arte, mas existem legiões de pessoas que falam que não entendem arte e que precisam de ajuda para entendê-la.

Como artista, seu trabalho ajudá-los e a maneira mais fácil de fazer isso é através das palavras. Antes da internet, a escrita artística não era tão importante assim. Talvez devido ao fato de que o mundo da arte era muito menor, muito mais local ou regional na maior parte, não havia muitos artistas, e praticamente todo mundo que estava interessado em arte já era razoavelmente fluente e informado sobre ela.

Museu de Orsay, obra Le déjeuner sur l’herbe, de Édouard Manet

A arte na atualidade

Nos dias de hoje, o mundo da arte é um lugar muito diferente. Tão diferente que, na verdade, o mercado potencial é basicamente global para artistas e compradores de arte.

A internet mudou completamente a forma como a arte deve ser apresentada, agora o público não está mais confinado a uma área geográfica ou a um grupo seleto de pessoas, mas a todos em todos os lugares, independentemente de quão pouco ou quanto eles sabem sobre Arte.

Qualquer um que tenha o menor interesse em arte agora tem a oportunidade de procurar no mundo por qualquer arte e artistas que os atraiam e fascinem mais. O que isso significa para o seu perfil on-line é que você não deve mais escrever sobre sua arte apenas para um grupo seleto de pessoas (as que entendem de arte), pois agora toda e qualquer pessoa se tornou seu público.

Desse modo, você tem que escrever de uma forma que qualquer um possa entender, inclusive estranhos, ou seja, aquelas pessoas que nunca ouviram nada sobre você e nem sobre a sua arte, apenas tiveram contato visual com ela.


Você nunca sabe de onde uma grande oportunidade pode vir, quem é um potencial comprador ou o que levou alguém a procurar pela sua arte, então cabe a você garantir que todas as partes interessadas tenham uma boa chance agir, ou seja, dar a oportunidade para seu trabalho se destacar de maneira mais rápida possível, e uma das formas de fazer isso é escrevendo.

“Não cometa o erro que tantos artistas cometem de pensar que tudo que alguém tem que fazer é ver sua arte e instantaneamente ficará tão fascinado que fará o que tiverem que fazer para descobrir mais sobre você.

A Internet simplesmente não funciona dessa maneira. Se você não puder segurar os espectadores novatos ou pelo menos atrasá-los em 30 segundos, talvez um/dois minutos, de modo com que ele tenha o contato inicial mais duradouro possível com sua arte, é muito provável que eles deixem seu website ou sua página de imagem e migrem para outro lugar.

O tempo de atenção online é curto, então você precisa fazer o que for necessário dentro de um breve período de tempo para convencer qualquer um que goste do seu trabalho a desacelerar e dar uma olhada mais demorada. Cabe a você ter as palavras e explicações ao lado da obra (de maneira fácil de ler e entender), e estar pronto para qualquer um que tenha algum interesse em aprender mais.

Albertina Museum, Vienna, Austria

Muitos sites de artistas têm pouca ou nenhuma escrita, se tornando grandes jogos de adivinhação. O que acontece com esse tipo de arte é que artistas e outras pessoas do ramo geralmente conseguem entender o que está acontecendo – como amigos, curadores, críticos, galeristas e qualquer outra pessoa que já conheça arte – e isso é muito bonito.

Porém, o resto das pessoas que não tem nenhuma proximidade com você ou com a sua arte não terá o mesmo entendimento que as demais. Como resultado, a base de fãs tende a permanecer a mesma, mas em um mundo onde essa base de admiradores tem o potencial de ser enorme e internacional, essa abordagem ultrapassada não faz mais sentido algum.

Os textos profissionais de arte hoje em dia são diferentes, eles são escritos por pessoas que sabem como esse meio mudou e também sabem que tipo de linguagem é necessária para responder a essas mudanças.

Eles expandem sua esfera de influência, alcançando alguém que goste de sua arte o suficiente para pausar por alguns minutos, tempo suficiente para considerar seriamente seu significado – não importa quem sejam essas pessoas ou quão pouco elas sabem sobre o que estão vendo.

O importante é que essas são as pessoas que você quer convencer, não aquelas que você já convenceu ou aquelas que já conhecem e apreciam o que estão olhando e que não precisam de ajuda.


A forma como a escrita profissional convence esses recém-descobertos compradores é apresentando a arte de maneiras que qualquer um pode se relacionar, não em linguagem confusa ou em textos artísticos complicados, mas sim através de uma forma simples, concisa, acolhedora e atraente de maneira que encoraje as pessoas a sentirem vontade de saber mais.



Principais características da escrita profissional de arte atualmente

  • Primeiro, ela explica a sua arte na intenção de torná-la acessível a um público amplo, não apenas para pessoas de arte, mas para qualquer um que se interesse pelo assunto, especialmente para aquelas que sabem vagamente ou não sabem nada sobre o seu trabalho.
  • Em segundo lugar, distingue a sua arte da de outros artistas e fala sobre o que a torna especial, significativa ou digna. Na atualidade há muitos artistas online, consequentemente muitas obras são facilmente disponibilizadas, então, fazer a sua arte se destacar das demais é fundamental.
Foto: Rachael Gorjestani

  • Em terceiro lugar e mais importante, a escrita profissional instiga os visitantes que gostaram do seu trabalho ​​a querer ver mais e talvez até conhecê-lo melhor – e essa é a parte que conta. É a parte que convida ao contato, interações, consultas e oportunidades de diálogo e discussões que, se for bem feita, podem levar a shows, vendas, representações ou qualquer outra coisa que você sonha em ter como artista.

Dicas para artistas

Caso você ainda não tenha descoberto uma maneira de fazer isto, fale comigo. Eu adoro escrever sobre arte. Faço isto profissionalmente para o Arteref.com há mais de 13 anos, e saber usar palavras de forma a enriquecer e melhorar a experiência sobre uma obra é o que eu mais tenho feito.

Não venda sua arte incompleta escrevendo de forma inadequada (ou não escrevendo nada), uma apresentação mal formulada é a última coisa que qualquer artista precisa.

Então, o que exatamente você ganha quando escrevo sobre sua arte? Apresentações personalizadas e convincentes, declarações ou explicações que ajudam a sua arte a alcançar mais pessoas com mais eficácia do que qualquer tentativa amadora de fazer o mesmo.


Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

View Comments

Recent Posts

Rosana Paulino: biografia e trajetória

Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…

3 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

3 dias ago

SPPARIS celebra 3 anos de moda e ativismo na Galeria Alma da Rua II

SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…

3 dias ago

Galeria Andrea Rehder comemora 15 anos com exposição inédita de César Oiticica Filho

A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…

3 dias ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

7 dias ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

7 dias ago