mercado

Como escrever um press release para a sua primeira exposição

Você conseguiu a sua primeira exposição! Parabéns, essa é uma conquista real na carreira de qualquer artista. Agora depende de você garantir que seja um sucesso, recebendo potenciais colecionadores pela porta.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é escrever um comunicado de imprensa sobre o seu programa e enviá-lo à mídia local.

Muitos artistas terceirizam a redação de comunicados de imprensa usando assessores de imprensa, mas nem todos têm condições para isto, então aqui vão algumas dicas importantes sobre o processo de escrever e divulgar o seu evento por conta própria.

As palavras “press release” parecem intimidadoras, mas na verdade tudo o que você está fazendo é deixar o mundo saber que você tem uma exposição para que elas possam aparecer e se surpreender.

Os jornalistas estão acostumados a ver avisos sobre eventos e itens de notícias em um formato específico (o formato “press release”). Portanto, para ter a melhor chance de ser divulgado, é necessário seguir esse formato. Veja como fazer isso:

O que é um press release?

Comunicado de imprensa, boletim de imprensa ou press release é um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia, ou um acontecimento de interesse pessoal, coletivo ou midiático.

1. Especifique a data do lançamento


No topo da sua página, escreva “PARA LIBERAÇÃO IMEDIATA” ou “PARA LIBERTAÇÃO EM [data]” se você não quiser que as pessoas saibam sobre a exposição até depois de uma certa data. Isso permite que o jornalista saiba que não há problema em escrever sobre sua exposição.

2. Forneça detalhes de contato

Abaixo, escreva seu nome, seu site, endereço local, email e número de telefone, seguidos pela data de hoje. Isso permite que o jornalista saiba quem enviou o comunicado e como ele pode entrar em contato com você para obter mais informações.

3. Crie um tema

Quando os jornalistas decidem sobre quais eventos locais escrever, eles consultam os comunicados de imprensa e escolhem eventos que têm uma história interessante por trás deles.

Ao escrever o seu “release”, você não está apenas contando a eles sobre um evento, mas dando a eles uma ideia da história de um artigo.

Pense na sua exposição – ela tem um tema incomum? O que inspirou seu trabalho? Você colaborou com outro artista? Sua exposição está em um local único ou apresentada de uma maneira interessante? Sua exposição faz parte de um festival local ou movimento internacional?

Aqui estão algumas ideias para ângulos de um comunicado de imprensa:

Um artista inspirado no ambiente local / vida selvagem – a exposição é um reflexo do mundo natural local

Uma colaboração interessante entre um escultor e um violoncelista contemporâneo, onde o escultor criou formas baseadas nos sentimentos invocados pela música.

Um artista criou uma série de pinturas nas costas de caixas de embalagem recuperadas de um pátio local que faliu.

4. Escreva um título atraente

Agora que você decidiu o ângulo, crie um título que o expresse. Pense nas manchetes dos jornais – elas usam o mínimo de palavras possível para transmitir uma ideia interessante. Use todas as letras maiúsculas e centralize seu título na página.

Aqui estão alguns exemplos de como escrever um título para as idéias acima:

  • Artsita local pinta nossos lugares verdes
  • A forma da música: Escultor e violinista colaboram em exposição única
  • Artista da nova vida às caixas em desuso

5. Escreva seu parágrafo principal

Após o parágrafo, escreva de 1 a 2 frases em negrito, informando ao jornalista quem, o quê, onde, como e por que você deseja participar. Não se preocupe com linguagem florida – basta anotar todas as informações mais importantes.

Por exemplo:

Stella Greer, uma artista de aquarela local, tem uma nova exposição na Galeria de Artes da Comunidade, de 12 a 25 de maio, que celebra a beleza natural da nossa região.

6. Divulgue o conteúdo

Agora que o jornalista entende do que se trata o lançamento, é hora de fornecer mais informações. Dê alguns detalhes sobre seu processo criativo, fale sobre como você conheceu seu colaborador e faça algumas citações sobre o significado do trabalho e o que você acha que os visitantes sairão da exposição.

Os jornalistas costumam extrair frases, citações ou parágrafos inteiros do corpo do seu release para usar nos artigos deles; portanto, verifique se sua redação é firme, interessante e relevante ao ângulo do seu comunicado de imprensa.

Como artista visual, também é uma boa ideia incluir uma foto do seu trabalho no comunicado de imprensa.

7. Adicione uma frase de chamariz

O último parágrafo do seu release deve ser o “plano de ação” – repetindo as datas e os detalhes ou a sua exposição, convidando o jornalista a entrar em contato com você para obter mais informações e fornecendo seus detalhes de contato novamente.

8. Revisão

Não envie sua liberação para a mídia sem que um amigo de confiança procure por erros de ortografia e gramática.

9. Enviar!

Envie sua liberação para a mídia local por correio ou email. Acompanhe cada meio de comunicação uma semana mais tarde para ver se eles o receberam e se precisam de mais informações ou gostariam de agendar uma entrevista. Boa sorte!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Roteiro de arte para Dezembro

As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…

5 dias ago

Como ganhar dinheiro sendo artista: um guia prático

Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista.  Hoje,…

1 semana ago

Início do Neoclassicismo – Antiguidade grega, imitação e poesia

Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…

1 semana ago

Michelangelo e a pintura do teto da Capela Sistina

A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…

1 semana ago

A arte grega e seus diferentes períodos

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…

1 semana ago

O “boom” do mercado de arte ultra contemporânea

O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…

1 semana ago