Movimentos

A vanguarda russa

A Vanguarda Russa foi um movimento artístico e cultural que surgiu num período que marcou o colapso da monarquia Czarista e a ascensão da União Soviética, de 1890 a 1930.


História da Vanguarda Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique de 1917 foram os grandes catalisadores das mudanças que ocorreram nos movimentos artísticos russos. Nesse contexto, tivemos a união entre vanguardistas e movimentos de intelectuais e populares contra o regime czarista.

Pensamentos modernistas e as ideias sociais foram levados à prática em meio à revolução. A arte foi colocada como uma questão política e serviu como meio de comunicação essencial para a concretização dos ideais socialistas.

“A vanguarda russa foi profundamente caracterizada pela busca por estruturas básicas de organização visual, pela reinvenção da narrativa e das relações entre espaço e o tempo” (BORTULUCCE 2008, p. 72).

Sob esse contexto, tivemos o nascimento de movimentos como o suprematismo russo e o construtivismo. Estes marcaram a formação da Vanguarda Russa, liderada por Wassily Kandinsky e Kazimir Malevich.

Wassily Kandinsky
Kazimir Malevich

Suprematismo e a abstração

O suprematismo estava centrado em formas geométricas, como o quadrado e o círculo. É tido como a primeira escola de pintura abstrata do movimento moderno.

Ele rompe com a ideia de imitação da natureza, com qualquer representação do mundo objetivo.

Kazimir Malevich. Quadro Negro sobre fundo Branco (1915) | Galeria Tretiakov, Moscou

O livro de Kandinsky, “Do Espiritual na Arte (1912)”, discute longamente sua busca intelectual para desenvolver um estilo de pintura puramente abstrato. Ele compara sua busca à música instrumental, que expressa emoções, estados mentais, sentimentos e pensamentos abstratos sem linguagem representativa.

Como Malevich, Kandinsky foi um revolucionário apenas sugerindo que os humanos poderiam alcançar algo mais profundo e mais importante através da criatividade, individualidade e liberdade de pensamento.

Wassily Kandinsky. Composição VIII (1923) | Museu Solomon R. Guggenheim

Construtivismo

Ao mesmo tempo em que Malevich e Kandinsky exploravam os significados e universalidades mais profundos disponíveis na abstração, outros membros da Vanguarda Russa (Varvara Stepanova, Vladimir Tatlin, Gustav Klutsis e Mikhailovich Rodchenko) exploravam um tipo de arte abstrata oposta.

Conhecido como construtivismo, esse estilo era baseado na mesma linguagem abstrata geométrica que Malevich usava, mas possuía um objetivo bastante diferente: ser útil. A Arte deveria ter uma função social, cumprir um papel prático na vida das pessoas, construir uma nova realidade.

Não é atoa que essa arte foi muito usada na propaganda soviética. As formas geométricas e as letras em bloco eram elementos importantes em muitos pôsteres do governo.


As influências da Vanguarda Russa e o regime de Stálin

O movimento também abrangeu muitas formas de arte fora do campo da pintura. Novas ideias e temas surgiram no cinema, com cineastas como Sergei Eisenstein e na arquitetura, com Ilya Golosov. Projetos arquitetônicos, como o Palácio dos Sovietes, eram uma personificação desse estilo clássico no pós-construtivismo.

No início da década de 1930, as ordens do Estado soviético determinavam o fim das vanguardas e o Realismo Soviético como padrão estético. Seus princípios básicos eram:

  • Arte proletária, relevante e compreensível para os trabalhadores;
  • típica, composta por cenas de gênero cotidianas;
  • realista, no sentido tradicional, representacional;
  • partidária, de apoio ao Estado e ao partido oficial
Gelly Mikhailovich. Raising the banner (1957)

Felizmente, as ideias e influências da Vanguarda Russa sobreviveram em outros lugares, influenciando os movimentos de arte moderna que viriam em sequência e inspirando artistas contemporâneos.

Veja também


Fontes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio apresentando as belezas…

26 minutos ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

27 minutos ago

Obras de arte expostas no Metrô de São Paulo são restauradas

Obras de arte de Renina Katz e Waldemar Zaidler, expostas na Estação Sé do Metrô…

29 minutos ago

Caravaggio: a verdade dramática

Uma das personalidades mais fascinantes da História da Arte, que encarnou o artista em conflito…

2 horas ago

8 Tendências de arte estranhas na história da arte

Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…

2 horas ago

Como Mondrian se tornou abstrato

Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…

2 horas ago