Movimentos

Cubismo analítico e sintético: diferenças, artistas e obras


O Cubismo é um dos estilos de arte visual mais influentes do mundo. Nasceu em Paris no início do século 20, durante um período de experimentações dos artistas Pablo Picasso e Georges Braque. O movimento revolucionou a história da arte, abrindo as portas para a linguagem moderna, além de influenciar as esculturas, a arquitetura e a literatura, entre outras disciplinas. Neste texto falaremos sobre suas duas principais fases: o cubismo analítico e o sintético.

Abstração das formas, novas perspectivas e rompimento com a realidade são conceitos cubistas, oferecendo ao observador uma experiência mais complexa diante da arte ao criar ilusões de profundidade, vista por diferentes perspectivas, dentro de um mesmo espaço.


O início

Quando Picasso viu a arte africana, em 1907, em visita ao museu etnográfico em Paris, percebeu uma linguagem diferente das tradições européias que buscavam a reprodução fiel da realidade. Era o início do período africano de Picasso, que começava a desconstruir e distorcer as formas, mas ainda com imagens figurativas perceptíveis.

“Les Demoiselles d’Avignon”, 1907, de Pablo Picasso. Créditos: WikiArt.

Braque, que navegava pelo fauvismo com suas pinturas policromáticas de paisagens estilizadas e marinhas, brincava com perspectivas e agregava formas geométricas às suas obras.

“Viaduct at L’Estaque”, 1908, Georges Braque. Créditos: WikiArt.

Quando Picasso apresentou a Braque sua obra Les Demoiselles d’Avignon, o trabalho colaborativo entre os dois começou. O mergulho nesse quadro e a criação de novas peças marca o início do cubismo.

Importante pontuar também o papel de Paul Cézanne nesta fase. “É o pai de todos nós”, comentava Picasso sobre Cézanne, que também apresentava em suas obras figuras geométricas e a fuga de planos e perspectivas perfeitas

“Mont Sainte-Victoire”, Paul Cézanne, 1904-1906. Créditos: WikiArt.

Cubismo Analítico

É oficialmente a primeira fase do cubismo, entre os anos 1908 e 1912. Suas principais características são planos entrelaçados e formas geométricas e fragmentadas. O uso de tons neutros – preto, branco, cinza e ocre – tinha a finalidade de ocupar a atenção do observador com a estrutura e a densidade da obra.

Durante dois anos, Picasso e Braque trabalharam juntos, sem que nenhum dos artistas pronunciasse uma obra acabada até o acordo do outro. A sincronia entre eles era tamanha que pode ser desafiador distinguir a autoria dos quadros.

“Still Life with a Bottle of Rum”, Pablo Picasso, 1911. Créditos: WikiArt.
“Still Life with Metronome”, Georges Braque, 1909. Créditos: WikiArt.

Nesta fase, o pintor espanhol Juan Gris, considerado também vanguardista, adere ao movimento, contribuindo de forma relevante com o cubismo.

“Portrait of Picasso”, Juan Gris, 1912. Créditos: WikiArt.

Cubismo Sintético

Nessa fase, entre os anos 1912 e 1914, novas paletas de cores são adicionadas e as formas são simplificadas.

Picasso, Braques, Gris e outros artistas passaram a explorar materiais não artísticos como signos abstratos, surgindo a técnica da colagem a fim de trazer diferentes texturas aos quadros.

O uso de recortes de jornais mostra a preocupação dos artistas com os eventos que aconteciam pela Europa, especialmente, a Primeira Guerra Mundial.


Diferenças entre o cubismo analítico e sintético

Se o cubismo analítico buscava desfragmentar um objeto a partir de diferentes pontos de vista; o cubismo sintético tratava de achatar a imagem e varrer os últimos traços do espaço tridimensional.

Ambas fases propunham aproximar o observador da arte, exigindo dele uma apuração mais cuidadosa de cada detalhe da obra. O convite para a experiência de passear pela obra por diferentes ângulos levaria sua percepção para um novo lugar, mais reflexivo e participativo.



Por que “cubismo”?

O nome surgiu em 1908, com o crítico Louis Vauxcelles, ao descrever pinturas exibidas em Paris por Georges Braque. É uma referência feita a “esquemas geométricos e cubos”, como se as obras fossem feitas de “cubinhos”.


Influências

Em 1914, a Primeira Guerra Mundial interrompeu o movimento organizado, com muitos artistas convocados para as batalhas. Mas o recado estava dado e mesmo com Picasso e Braques desenvolvendo seus trabalhos individualmente, por vezes resgatando seus antigos estilos, os conceitos libertadores iniciados pelo cubismo tiveram consequências de longo alcance.

“Musicians With Masks”, Pablo Picasso – 1921. Créditos: WikiArt.

O cubismo influenciou movimentos artísticos como o dadaísmo, o surrealismo, o futurismo, o construtivismo, o expressionismo abstrato, bem como todos os artistas que buscavam a abstração na Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, América e Rússia.

O cubismo também inspirou novas linguagens na arquitetura, a literatura, a música, a fotografia, o cinema, o design gráfico e o design cênico.


Cubismo no Brasil

Tarsila do Amaral, Rego Monteiro, Di Cavalcanti e Anita Malfatti são artistas influenciados pelo cubismo, que surgiu no Brasil após a Semana de Arte Moderna de 1922.

“São Paulo”, Tarsila do Amaral – 1924. Créditos: WikiArt.

Veja também


Fontes


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Recent Posts

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

8 horas ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

9 horas ago

A sexualidade na obra de Egon Schiele

 Se observarmos o trabalho do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918) há uma poética de sexualidade…

10 horas ago

7 fatos sobre a Bienal de Veneza de 2024

A Bienal de Veneza foi fundada em 1895 e é hoje uma das mais famosas…

10 horas ago

Fórum da ONU inaugura exposição brasileira “Atlântico Vermelho”

Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição "Atlântico Vermelho", com…

1 dia ago

O desenho anamórfico: O que é e aonde é usado?

Um desenho anamórfico é uma imagem deformada que aparece na sua verdadeira forma quando vista…

2 dias ago