Museu

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo anuncia nova diretora executiva

O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e a Associação Museu Afro Brasil anunciam a nomeação de Flávia Martins como nova diretora executiva da instituição.

A escolha é fruto de um processo seletivo estruturado, transparente e comprometido com a diversidade, conduzido pela consultoria Uzoma Diversidade, com o acompanhamento do Conselho de Administração do Museu. A seleção buscou alinhar excelência técnica, sensibilidade cultural e compromisso com os valores históricos e institucionais da organização.

Sobre Flávia Martins

Flávia Martins é jornalista, pós-graduada em Marketing e especialista em Marketing Analytics pela Harvard Extension School. Com quase 30 anos de carreira em grandes organizações do Brasil e multinacionais, atua há décadas nos campos da sustentabilidade, cultura, diversidade e inovação. Passou por instituições como o Pacto Global da ONU, AYA Earth Partners, TransUnion, Telefônica, TCS – Tata Consultancy Services e Oracle, além de ser escritora com 12 livros publicados, mentora e palestrante reconhecida nacionalmente.

“Assumo essa missão com humildade, paixão e o desejo profundo de ampliar o impacto do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Meu compromisso é com a escuta ativa, o fortalecimento institucional e o futuro: um futuro que honra nossa ancestralidade e posiciona o Museu como referência viva, conectada ao Brasil e ao mundo.” — Flávia Martins, diretora executiva do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.

“Estamos comprometidos com uma gestão que honre o legado do nosso fundador Emanoel Araujo e que ao mesmo tempo prepare o Museu para um novo ciclo de expansão, visibilidade e relevância nacional e internacional. A chegada de Flávia Martins simboliza esse movimento de continuidade com inovação, preservação da memória e compromisso com futuro.” — Jandaraci Araújo, presidente do Conselho de Administração do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo

Essa nova fase reforça o compromisso da instituição com a excelência, a sustentabilidade da gestão, o fortalecimento das relações com seus públicos e o aprofundamento da missão de valorização da arte, da história e das culturas afro-brasileiras.

Sobre o Museu

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, fundado em 2004, está localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, no Pavilhão projetado por Oscar Niemeyer. Com um acervo de mais de 8 mil obras em 12 mil m², o museu destaca a cultura africana e afro-brasileira, abordando temas como arte, religiosidade e história. Valoriza as contribuições da população negra para a sociedade brasileira e oferece exposições permanentes e temporárias, além de atividades culturais e educativas. Conta ainda com o Teatro Ruth de Souza e a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, dedicada à temática afro-diaspórica.

Leia também Emanoel Araujo: vida, obra e legado

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos com livro inédito

A Pinacoteca de São Paulo celebra 120 anos de história com o lançamento de publicação…

12 horas ago

Cecília Maraújos apresenta ‘Autoficções’ no Ateliê 31 – Rio de Janeiro

O Ateliê 31 apresenta Autoficções, exposição individual de Cecília Maraújos com curadoria de Martha Werneck,…

12 horas ago

Damien Hirst | Reflexões polêmicas sobre a mortalidade

Damien Hirst (1965) é um artista contemporâneo inglês nascido em Bristol. Trabalhando com instalações, esculturas,…

2 dias ago

Diversidade na arte contemporânea: como ela evoluiu nos últimos 50 anos?

A representatividade e diversidade na arte contemporânea global referem-se à inclusão de artistas de diferentes…

2 dias ago

“Not Vital – Tirando onda”, no MAC Niterói com obras recentes e inéditas

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói) recebe a exposição “Tirando Onda”, do…

2 dias ago

MASP exibe exposição de artista-xamã que retrata cosmologia Yanomami

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe, de 5 de…

2 dias ago