Dossiê Prêmio Arte|Ref de Arte Contemporânea

Este ano a Arte|Ref deu início a uma iniciativa que há muito já havíamos desejado…

A revista surgiu da vontade de compartilhar o interesse nas artes, seja em teatro, dança, performance, música, ou o vasto campo de artes visuais, democratizando e popularizando-as. Sabemos que o que vem sido produzido na contemporaneidade muitas vezes ao invés aproximar, afasta-nos. Porém acreditamos que a arte contemporânea tem o poder de transbordar-se devido às suas infinitas possibilidades. A criatividade pode surgir de qualquer suporte, linguagem, técnica, poética, temáticas. Vivemos em um mundo dinâmico e isso se reflete no que vem sido produzido nas artes também.

E é por acreditarmos no potencial dela, e especialmente da arte contemporânea, que buscamos promover a produção jovem, marginal, atual, antenada. Ficamos extremamente satisfeitos de termos concluído as quatro primeiras edições do Prêmio Arte|Ref de Arte Contemporânea!! Agradecemos a todos que enviaram seus trabalhos, agitaram, fomentaram e ajudaram a divulgar nosso prêmio.

Esperamos entrar em breve com mais edições! Para você que não acompanhou o que foi selecionado, veja a retrospectiva e os quatro artistas e trabalhos selecionados:

Na primeira edição, que aconteceu no mês de março, a artista Flora Assumpção foi contemplada com a obra  “Piscina I”. A artista veio até nossa sede e conheceu a equipe!

Na edição do mês de abril, o selecionado foi o curitibano Arthur Tuoto, com sua vídeo instalação “3xDIELMAN”, porém não chegamos a conhece-lo pessoalmente devido à distância física… mas você pode verificar seu trabalho abaixo!

Quem veio nos visitar na terceira vez foi o artista Felipe Góes formado em arquitetura, que coincidentemente trabalha muito próximo de nós aqui nos confins da Granja Viana.  O trabalho selecionado foi a instalação  “Paisagem: Tempo em Suspensão” elaborado pelo Felipe e por seu parceiro Marcelo Maffei. Saiba mais sobre esta dupla aqui.

Ricardo Villa foi o último a passar por aqui para receber o prêmio! O artista ganhou a 4º Edição do Prêmio Arte|Ref com sua série super interessante série “Distopia”!

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Quem foi Burle Marx?

Roberto Burle Marx (São Paulo, 4 de agosto de 1909 – Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por…

5 horas ago

Arte Digital: Saiba como tudo começou

A arte digital é um movimento artístico que encapsula uma obra ou prática artística que…

5 horas ago

Lasar Segall : 5 curiosidades sobre o artista

Lasar Segall nasceu em 1889, em Vilna, capital da atual República da Lituânia, na época…

2 dias ago

Arte Povera: A transformação de materiais cotidianos em arte

Arte Povera, definição italiana para “arte pobre” ou “arte empobrecida”, foi um dos movimentos de…

2 dias ago

Naturezas-mortas no século de ouro holandês

O período grandioso e produtivo da arte holandesa, conhecido por Século de Ouro dos Países…

2 dias ago

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

3 dias ago