Desde que deixou a Casa Branca, em janeiro de 2002, George W. Bush tem evitado aparições públicas. E das poucas vezes que apareceu, tem sido noticia devido ao hobbie que veio a desenvolver e a dedicar-se: a pintura. Que o ex-presidente pinta já não é novidade, mas que ganhará uma exposição especial em abril é surpreendente, não?
Como a Times observou nesta última terça feira, o Centro Presidencial George W. Bush divulgou antes de ontem que “mais de duzentas peças pintadas por Bush nunca antes exibidas” farão parte de uma exposição especial que terá inicio no começo de abril.
Grande parte dos trabalhos que chegaram aos nossos olhos tem como tema principal seus pequenos pets. Mas os próximos trabalhos, aparentemente, serão relacionados à temática política segundo o que o próprio Bush compartilhou com New York Times ano passado: 19 retratos de políticos estrangeiros com o qual ele trabalhou durante seu tempo na Casa Branca.
A opinião crítica sobre a arte do ex-presidente se divide até o momento. Depois que sua série de retratos no banho vazou no ano passado (Man in Bathtub e Man in Shower ) o crítico de arte Gawker se referiu aos seu trabalho como “estranho” e “simples” ao mesmo tempo que Jerry Saltz viu uma certa técnica “parte Grandma Moses, parte Thomas Kinkade, parte a pincelada seca e detalhada da artista contemporânea Ellen Altfest”.
Grandma Moses
Thomas Kinkade
Ellen Altfest
Já se contarmos com a opinião modesta de Bush, “Podem dizer que não sou pintor, mas creio que sou pintor”, afirmou o ex-presidente no programa de televisão The Tonight Show apresentado por Jay Leno no ano passado, e ainda surpreendeu fazendo brincadeiras: “Há um Rembrandt escondido em meu corpo, seu trabalho é encontrá-lo”, contou ele que teria dito isso ao seu professor de pintura.
O burburinho em cima dessa exposição é a curiosa escolha que Bush fez. Até pegar a sua aposentadoria só pintava cães, gatos e selfportraits no banho, e agora apresentará uma série nova de retratos de políticos com quem estabeleceu relações durante o seu governo. Como serão apresentados estes retratos, quem estará ao lado de quem? Duplas?
O palpite é que ainda iremos escutar bastante sobre essas suas escolhas (políticas).
Quem ficou curioso e quer ver parte da entrevista com Bush no The Tonight Show:
Por Clarissa Ximenes
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…