Desde que deixou a Casa Branca, em janeiro de 2002, George W. Bush tem evitado aparições públicas. E das poucas vezes que apareceu, tem sido noticia devido ao hobbie que veio a desenvolver e a dedicar-se: a pintura. Que o ex-presidente pinta já não é novidade, mas que ganhará uma exposição especial em abril é surpreendente, não?
Como a Times observou nesta última terça feira, o Centro Presidencial George W. Bush divulgou antes de ontem que “mais de duzentas peças pintadas por Bush nunca antes exibidas” farão parte de uma exposição especial que terá inicio no começo de abril.
Grande parte dos trabalhos que chegaram aos nossos olhos tem como tema principal seus pequenos pets. Mas os próximos trabalhos, aparentemente, serão relacionados à temática política segundo o que o próprio Bush compartilhou com New York Times ano passado: 19 retratos de políticos estrangeiros com o qual ele trabalhou durante seu tempo na Casa Branca.
A opinião crítica sobre a arte do ex-presidente se divide até o momento. Depois que sua série de retratos no banho vazou no ano passado (Man in Bathtub e Man in Shower ) o crítico de arte Gawker se referiu aos seu trabalho como “estranho” e “simples” ao mesmo tempo que Jerry Saltz viu uma certa técnica “parte Grandma Moses, parte Thomas Kinkade, parte a pincelada seca e detalhada da artista contemporânea Ellen Altfest”.
Grandma Moses
Thomas Kinkade
Ellen Altfest
Já se contarmos com a opinião modesta de Bush, “Podem dizer que não sou pintor, mas creio que sou pintor”, afirmou o ex-presidente no programa de televisão The Tonight Show apresentado por Jay Leno no ano passado, e ainda surpreendeu fazendo brincadeiras: “Há um Rembrandt escondido em meu corpo, seu trabalho é encontrá-lo”, contou ele que teria dito isso ao seu professor de pintura.
O burburinho em cima dessa exposição é a curiosa escolha que Bush fez. Até pegar a sua aposentadoria só pintava cães, gatos e selfportraits no banho, e agora apresentará uma série nova de retratos de políticos com quem estabeleceu relações durante o seu governo. Como serão apresentados estes retratos, quem estará ao lado de quem? Duplas?
O palpite é que ainda iremos escutar bastante sobre essas suas escolhas (políticas).
Quem ficou curioso e quer ver parte da entrevista com Bush no The Tonight Show:
Por Clarissa Ximenes
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…