O artista utiliza de sua principal inspiração para criar uma natureza inventada
A SIM Galeria abre no dia 22 de setembro a exposição Ciclo, mostra individual do artista Gilvan Nunes. Com texto crítico de Bernardo Mosqueira, a exposição ficará em cartaz na galeria até o dia 20 de Outubro. Serão apresentadas 18 obras em óleo sobre linho, produzidas especialmente para a mostra em Curitiba.
De acordo com o artista, a exposição é baseada nos ciclos da vida: início, meio e fim. Ele explica que tudo passa por essas fases — a lua, o pensamento, o tempo, e ninguém pode fugir disso. A principal fonte de inspiração é a natureza, afinal “nada melhor do que flores, jardins e paisagens imaginárias para representar o ciclo natural das coisas”. A exposição possui uma grande narrativa, nela os ciclos estão associados à transformação, metamorfose, tudo está ligado e termina nas reproduções de casulos. O artista possui uma maneira única de registrar e subverter os elementos da natureza.
Gilvan prefere não definir suas pinturas como abstrações ou representações, para ele a pintura é um acontecimento estético e o que o artista faz é uma opção do real. “A narrativa que construo em cada exposição não é literal, é sugerida. Eu nego, afirmando e através de cada elemento da pintura, de cada cor, as pessoas veem algo diferente, interpretam a sua maneira”. A respeito de suas telas ele afirma que possuem um movimento silencioso, “não é possível ouvir o barulho, mas todos conseguem vê-lo”, conclui.
Sobre a SIM Galeria: Tradicional entusiasta da arte, em Curitiba, a família Simões de Assis apresenta a SIM Galeria. Voltada para as manifestações contemporâneas de arte, a iniciativa funciona em um prédio anexo à Casa de Pedra (Al. Presidente Taunay, 130A – Batel) e é dirigida pelos gêmeos Guilherme e Laura Simões de Assis.
Sobre Gilvan Nunes: Nascido em Vermelho Novo, Minas Gerais, 20 de junho de 1966, atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Formou-se em Artes Visuais no ano de 1991 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Além das diversas exposições individuais no país dedica-se muito aos circuitos de galerias e mostras internacionais, já expos na África do Sul, Bélgica, França e em Portugal. (http://www.gilvannunes.com.br/)
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…