Vídeo

10 dicas de como montar uma exposição de arte e fazer sucesso

Como montar uma exposição de arte? Se você é artista ou curador, provavelmente já se perguntou isso. Para que sua exposição faça sucesso e atraia o público, é preciso pensar em alguns detalhes importantes. 
Reunimos 10 dicas fundamentais para te ajudar a montar sua exposição sem deixar passar alguns detalhes.

1. Escolha um tema

Uma exposição de arte pode ter vários temas, como por exemplo, arte abstrata, surrealismo, arte urbana, entre outros. Escolha um tema que seja de interesse do público e que esteja alinhado com o seu estilo. 

2. Defina o espaço

Escolha um espaço adequado para a sua exposição. Muitos artistas ficam esperando convites de espaços como galerias para organizar uma mostra, mas você não precisa fazer isto. Além de galerias de arte, exposições podem acontecer em um museu, um centro cultural ou algum espaço público. Até mesmo lugares alternativos como galpões e espaços em shopping centers podem funcionar.
Dica: certifique-se de que o espaço seja adequado para a quantidade de obras que você deseja expor. É importante não sobrar e nem faltar espaço.

3. Pense no tempo de exposição

Uma mostra que fica em cartaz durante um mês, por exemplo, requer muitos detalhes de logística, aluguel, entre outros. Para quem está iniciando, um final de semana ou um feriado prolongado bastam para você se apresentar e apresentar seu trabalho, afinal, o “boom” de visitação acontece na abertura. Faça uma boa abertura!

4. Planeje a disposição das obras

Pense em como as obras serão dispostas no espaço escolhido. Considere o circuito que você espera que os visitantes façam, avalie a iluminação, a altura das obras e a distância entre elas.

Imagem: Freepik.

A experiência do público diante das suas obras depende desses detalhes.

5. Crie uma identidade visual

Desenvolva uma identidade visual para a sua exposição. Elabore com cuidado o nome, uma paleta de cores e um design que tenha a ver com você e suas obras. Não precisa ser nada muito complexo, mas tudo deve estar em sintonia, principalmente seu material de divulgação, como convites, cartazes, catálogo e posts para redes sociais. Se possível, contrate um profissional da área.

6. Faça uma lista de convidados

Primeiramente, convoque amigos, vizinhos e familiares para dar aquele apoio moral e ajudar a ocupar sua exposição no primeiro dia. Além disso, pense em potenciais compradores ou, no mínimo, novos admiradores do seu trabalho: colecionadores, críticos de arte, curadores, artistas e formadores de opinião.

Imagem: Freepik.

Esta lista, em si, é o tema de um conteúdo completo, pois o seu mailing é um dos seus patrimônios mais importantes e existem várias formas de conquistá-lo e alimentá-lo.

7. Divulgue a exposição

Você pode dividir sua comunicação entre peças impressas e digitais. Você não precisa enviar um convite impresso para todas as pessoas, mas se você puder imprimir 30 unidades e entregar para pessoas estratégicas, ótimo! 
No meio digital, não se esqueça do e-mail. E, obviamente, utilize as redes sociais como WhatsApp e Instagram. Aliás, este é o momento de patrocinar seus posts.

8. Ofereça algo diferente

Pense em proporcionar algo inovador aos visitantes. Isso vai fazer com que eles lembrem de você no futuro. Pode ser a distribuição de algum brinde ou um sorteio. Eles podem lembrar de você quando for o momento certo de adquirir uma obra sua.

9. Interaja com o público

Esteja presente na sua exposição e interaja com os visitantes.

Imagem: Freepik.

Explique sobre as obras, converse com o público sobre arte, troque cartões, tire fotos e selfies.

10. Venda ou distribua alguma coisa além das obras

Disponibilize materiais de apoio como catálogos, cartões postais ou textos explicativos sobre as obras expostas. A exposição é importante, mas as notícias e os comentários sobre a exposição são importantes também.

11. BÔNUS: tenha uma boa organização

Faça um check-list e uma planilha básica. Certifique-se de que a sua exposição esteja bem organizada, com todas obras identificadas e com informações sobre os artistas. Sempre tenha um lugar para captar mais contatos como um livro de visitas ou um local para colecionar cartões.
Lembre-se sempre: imprevistos acontecem, mas se você estiver preparado para alguns deles, você vai se sair bem!

Seguindo essas 11 ideias, você poderá montar uma exposição de arte de sucesso e atrair o público interessado em arte. A palavras-chave são organização e divulgação.

Vídeo completo sobre como montar a uma exposição

Assista ao vídeo completo em que Paulo Varella apresenta todos esses temas, no episódio disponível no Canal Art Talks do YouTube. Aproveite e se inscreva no canal! O vídeo tem participação de Thais de Albuquerque.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

36 minutos ago

MAC Niterói apresenta exposição coletiva “Outras paisagens”

O MAC Niterói (Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói, no Rio de Janeiro) apresenta…

48 minutos ago

O David de Michelangelo era para ser Hércules, saiba o por quê

O bloco de mármore que se transformou na escultura de David por Michelangelo em 1504…

3 horas ago

Personal Branding: 10 regras essenciais para você ter sucesso nas artes

Criar sua marca pessoal ou Personal Branding pode parecer uma tarefa complexa e assustadora. Uma…

3 horas ago

Quem foi Richard Serra

Richard Serra foi um renomado escultor contemporâneo nascido em 2 de novembro de 1939, nos…

4 horas ago

Quem é Carol Carreteiro, nova sócia da Nonada, galeria carioca que aterrissa em São Paulo em abril

Quando entendeu que poderia trabalhar e viver a partir da sua criatividade, Carol Carreteiro decidiu…

22 horas ago