Imagens Posteriores

A Livraria Da Vila promove no dia 27 de fevereiro (quarta-feira), a partir de 18h30, um bate papo com Pio Figueiroa e Ronaldo Entler recebendo a artista carioca Patricia Gouvêa que vem lançar seu livro Imagens Posteriores. A série de 50 imagens é o resultado de dez anos de investigação como “fotógrafa viajante” e trata da experiência “do tempo, memória e, sobretudo, saudade”. Nesta mesma noite, Patricia Gouvêa autografa Imagens Posteriores no Auditório da Livraria Da Vila (Alameda Lorena, 1731, Telefone: (11) 3062-1063 ).

Pio Figueiroa é membro da Cia de Foto, coletivo baseado em São Paulo e representado pela Galeria Vermelho. Desenvolve trabalhos em várias direções, aproximando linguagens e, assim, questionando o espaço das imagens e seu entendimento. Colabora na organização de seminários, publicações e festivais sobre fotografia.

Ronaldo Entler é pesquisador, crítico de fotografia, professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da FAAP-SP, co-autor do blog Icônica (www.iconica.com.br).

“Patricia, artesã da imagem, pouco a pouco foi se impregnando das teorias de Flüsser, de Bergson, de André Rouillé, de Maurício Lissovsky e Luiz Alberto Oliveira, ao mesmo tempo em que registrava, de carro, ônibus ou barco, seus experimentos fotográficos nos quais o tempo já não se apresentava mais com sua tediosa máscara mortuária, mas como, digamos, sentimento vivido de eternidade. Baía de Guanabara, Chapada dos Veadeiros, Grand Canyon, Lençóis Maranhenses, Amazônia, Lagoa dos Patos, Uruguai, Argentina, Bolívia: paisagens finalmente libertas de seus atributos geográficos, constituindo não mais uma fruição estática para o espectador, mas experiência viva” escreve o jornalista André Viana no texto que acompanha o livro.

Sobre Patricia Gouvêa

Nasceu em 1973 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Fundadora e diretora do Ateliê da Imagem -espaço referência na formação e difusão da fotografia no Rio de Janeiro desde 1999, Patricia é presença atuante no cenário brasileiro como fotógrafa e artista visual. Graduou-se em Comunicação pela ECO/UFRJ, é especialista em Fotografia e Ciências Sociais (UCAM/RJ) e Mestre em Comunicação e Cultura na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem (ECO/UFRJ). Sua pesquisa de mestrado resultou no livro “Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea”, publicado em 2011 pela Azougue Editorial. Seu trabalho artístico prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces. A noção de tempo constitui um dos principais eixos de sua pesquisa. Em 2003, realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro. Desde então, realizou outras exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia. Entre 2005 e 2009, fez parte do coletivo Grupo DOC (Desordem Obsessiva Compulsiva), que promoveu dezenas de ações no Brasil e no exterior. (www.patriciagouvea.com /www.vimeo.com/patriciagouvea /www.grupodoc.net / www.ateliedaimagem.com.br)

Serviço

Lançamento livro Imagens Posteriores | Patricia Gouvêa com bate papo de Pio Figueiroa/Cia de Foto e Ronaldo Entler/crítico de fotografia

Dia: 27 de Fevereiro de 2013

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Auditório da Livraria da Vila, Alameda Lorena, 1731 Jardim Paulista

Telefone: (11) 3062-1063

Idealização e produção do lançamento em SP: Estúdio Ilana Bessler

Livro

Réptil Editora

Texto de André Viana, edição trilingue, edição de imagem de Claudia Buzzetti, arte de Elisa von Randow

Publicação: novembro de 2012

Formato: 24cm x 17cm

Páginas: 114 pp.

ISBN: 978-85-99625-38-5

Preço: R$ 50,00

contato@reptileditora.com.br | www.reptileditora.com.br

Paulo Varella1185 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password