4 artistas brasileiros em destaque no mercado internacional de artes

Artistas brasileiros têm ganhado destaque na cena internacional nos últimos dois anos, marcando presença em importantes exposições nos Estados Unidos, França, Alemanha e Grécia. Atualmente, quatro nomes do país estão em cartaz com mostras de grande relevância, confirmando o crescente interesse pela arte brasileira no exterior.
‘Beatriz Milhazes: Rigor e Beleza’ no Guggenheim em Nova York
De 7 de março a 7 de setembro de 2025
Esta exposição apresenta a obra da artista contemporânea global Beatriz Milhazes (nascida em 1960, no Rio de Janeiro), que dialoga com sua herança cultural e identidade brasileira por meio da linguagem da abstração.

A complexa obra da artista abrange quatro décadas — da década de 1980 até o presente — e abrange escultura, colagem, gravura, têxteis, arte pública e, especialmente, pintura. Esta exposição apresenta um conjunto de quinze pinturas e obras em papel, de 1995 a 2023, retiradas do acervo permanente do museu e complementadas por empréstimos importantes, que, juntas, contextualizam a narrativa mais ampla da evolução artística de Milhazes.
Lucas Arruda ‘Qu’importe le paysage’ no Museu D´Orsay em Paris
De 08 de abril a 20 de julho de 2025
A exposição “Lucas Arruda. Qu’importe le paysage”, no Museu de Orsay, é a primeira monografia em um museu francês dedicada a essa figura emblemática da arte contemporânea brasileira.
Obras em Destaque

Mestre do gesto pictórico, ele desenvolveu sua obra em torno da luz, retratando paisagens de forma consistente e adotando uma abordagem rigorosa que o leva da figuração à abstração.
Lygia Clark no Neue Nationalgalerie em Berlim
De 23 de maio a 12 de outubro de 2025
A Neue Nationalgalerie apresenta a primeira retrospectiva da artista brasileira Lygia Clark (1920-1988) na Alemanha. A mostra completa, no salão superior, apresenta cerca de 120 obras que abrangem toda a sua obra artística, do final da década de 1940 à década de 1980, desde pinturas geométricas e abstratas até esculturas participativas e performances.

Um aspecto central da exposição é a abordagem interativa da obra de Lygia Clark. Os visitantes podem interagir com uma variedade de réplicas criadas especificamente para a exposição.
‘Adriana Varejão: Não se esqueça, nós viemos dos trópicos’ no Museu e Biblioteca da Sociedade Hispânica, Nova York
De 27 de março a 22 de junho de 2025
O Museu e Biblioteca da Sociedade Hispânica apresenta ‘Adriana Varejão: Não Esqueça, Viemos dos Trópicos’, uma exposição de novas pinturas e esculturas da renomada artista brasileira Adriana Varejão.

A mostra apresenta novas pinturas da aclamada série Pratos de Varejão e uma intervenção escultórica ao ar livre específica para o local.
‘Adriana Varejão: Histórias Moldadas’, Gagosian Atenas
De 15 de maio a 14 de junho de 2025
A Gagosian Atenas apresenta ‘Histórias Moldadas’, uma exposição de novas pinturas de Adriana Varejão.

A mostra marca sua primeira exposição na Grécia e a quarta com a galeria. ‘Histórias Moldadas’ apresenta quatro novos conjuntos de pinturas da série Azulejos de Varejão, inspirados nas tradições cerâmicas brasileira, grega, turca e chinesa.