'Beatriz Milhazes: Rigor e Beleza' no Guggenheim em Nova York
Artistas brasileiros têm ganhado destaque na cena internacional nos últimos dois anos, marcando presença em importantes exposições nos Estados Unidos, França, Alemanha e Grécia. Atualmente, quatro nomes do país estão em cartaz com mostras de grande relevância, confirmando o crescente interesse pela arte brasileira no exterior.
Esta exposição apresenta a obra da artista contemporânea global Beatriz Milhazes (nascida em 1960, no Rio de Janeiro), que dialoga com sua herança cultural e identidade brasileira por meio da linguagem da abstração.
A complexa obra da artista abrange quatro décadas — da década de 1980 até o presente — e abrange escultura, colagem, gravura, têxteis, arte pública e, especialmente, pintura. Esta exposição apresenta um conjunto de quinze pinturas e obras em papel, de 1995 a 2023, retiradas do acervo permanente do museu e complementadas por empréstimos importantes, que, juntas, contextualizam a narrativa mais ampla da evolução artística de Milhazes.
A exposição “Lucas Arruda. Qu’importe le paysage”, no Museu de Orsay, é a primeira monografia em um museu francês dedicada a essa figura emblemática da arte contemporânea brasileira.
Mestre do gesto pictórico, ele desenvolveu sua obra em torno da luz, retratando paisagens de forma consistente e adotando uma abordagem rigorosa que o leva da figuração à abstração.
A Neue Nationalgalerie apresenta a primeira retrospectiva da artista brasileira Lygia Clark (1920-1988) na Alemanha. A mostra completa, no salão superior, apresenta cerca de 120 obras que abrangem toda a sua obra artística, do final da década de 1940 à década de 1980, desde pinturas geométricas e abstratas até esculturas participativas e performances.
Um aspecto central da exposição é a abordagem interativa da obra de Lygia Clark. Os visitantes podem interagir com uma variedade de réplicas criadas especificamente para a exposição.
O Museu e Biblioteca da Sociedade Hispânica apresenta ‘Adriana Varejão: Não Esqueça, Viemos dos Trópicos’, uma exposição de novas pinturas e esculturas da renomada artista brasileira Adriana Varejão.
A mostra apresenta novas pinturas da aclamada série Pratos de Varejão e uma intervenção escultórica ao ar livre específica para o local.
A Gagosian Atenas apresenta ‘Histórias Moldadas’, uma exposição de novas pinturas de Adriana Varejão.
A mostra marca sua primeira exposição na Grécia e a quarta com a galeria. ‘Histórias Moldadas’ apresenta quatro novos conjuntos de pinturas da série Azulejos de Varejão, inspirados nas tradições cerâmicas brasileira, grega, turca e chinesa.
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…
1. O Mito da Globalização e a Realidade dos Números O senso comum sugere que…