Arte Contemporânea

Quando a arte e tecnologia desvelam a natureza

A conexão que integra elementos naturais e tecnologia em forma de arte evoca a imaginação humana para mudar a realidade.

Por Liliana Beltran - junho 10, 2021
55 0
Pinterest LinkedIn

Em tempos onde a sociedade se torna mais consciente das questões vitais aos seres humanos, a arte tem o poder de refletir sobre a urgência do que afeta o espaço em que elas vivem. Arte e tecnologia integradas permitem um diálogo sobre importantes agendas ambientais, políticas e sociais.  

Projetos artísticos que usam a tecnologia para nos instigar a perceber o meio e a forma em que vivemos nos ajudam a ressignificar valores e visões de mundo.

Projetos de arte-tecnologia, pesquisa, planejamento e design estabelecem as matrizes conceituais e definem quais materiais e dispositivos tecnológicos vão incursionar na linguagem visual artística da obra.  

A conexão que integra elementos naturais e tecnologia em forma de arte evoca a imaginação humana para mudar a realidade.

Artistas como a americana Janet Echelman e o uruguaio Fernando Velázquez buscam alternativas tecnológicas para suas obras, provocando reflexões sobre as condições impostas pela realidade do meio ambiente que estão em constante movimento.

O resultado estético e conceitual em seus trabalhos sugere indicações de futuros que nos surpreendem pela beleza e gravidade dos desdobramentos do nosso planeta.


Janet Echelman: Do artesanal ao tecnológico  

Janet Echelman

Inicialmente, a artista americana trabalhou na Índia com artesãos locais para criar esculturas com formas leves e volumosas a partir de redes de pesca.

Desafiada à criar esculturas que resistissem às adversas condições meteorológicas (como vento de furacão), Echelman desenvolveu seu próprio software assim como uma parceria com uma fábrica automatizada para confeccionar as redes. .  

A série Earthtime explora a manifestação física do tempo global inspirada em dados da NASA e NOAA. Cada projeto da série é gerado a partir dos dados dos principais eventos geológicos que reduziram a duração de um dia.

O resultado são esculturas que traduzem com leveza e precisão esses dados que demonstram a afirmação do planeta às condições do meio ambiente.

"1.26" - Denver, Colorado
“1.26” – Denver, Colorado

Fernando Velázquez e o Reconhecimento de Padrões  

Fenando Velazquez

Velázquez, como artista transdisciplinar, explora a relação entre Natureza e Cultura colocando em diálogo dois tópicos principais: a capacidade perceptiva do corpo humano e a mediação da realidade por dispositivos técnicos.

Suas obras incluem vídeos, instalações , objetos interativos, performances audiovisuais e imagens geradas com recursos algorítmicos.

Em Reconhecimento de Padrões, temos uma instalação interativa formada por monitores de televisão organizados que projetam imagens sincronizadas da natureza gravadas por um drone. 

A interatividade fica por conta da interferência nas imagens causada pela proximidade do espectador na instalação, sugerindo o efeito do homem e o uso da tecnologia quando adentramos ao território natural.  

Reconhecimento de Padrões
Reconhecimento de Padrões

O trabalho de Echelman e Velázques refletem sobre a vida dos homens em relação ao seu meio.

Suas produções trafegam e criam conexões entre o mundo artístico e o tecnológico e, se a tecnologia em sua ambiguidade, renova e atrasa, cria e destrói quando impregnada na arte, serve como matéria-prima para dar vazão à criatividade e iluminar as questões dos nossos tempos.


Transforme - Banner Instaarts

Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários