Arte Contemporânea

Explorando a conexão entre arte e tecnologia

Em tempos onde a sociedade se torna mais consciente das questões vitais aos seres humanos, a arte tem o poder de refletir sobre a urgência do que afeta o espaço em que elas vivem. Arte e tecnologia integradas permitem um diálogo sobre importantes agendas ambientais, políticas e sociais.  

Projetos artísticos que usam a tecnologia para nos instigar a perceber o meio e a forma em que vivemos nos ajudam a ressignificar valores e visões de mundo.

Projetos de arte-tecnologia, pesquisa, planejamento e design estabelecem as matrizes conceituais e definem quais materiais e dispositivos tecnológicos vão incursionar na linguagem visual artística da obra.  

A conexão que integra elementos naturais e tecnologia em forma de arte evoca a imaginação humana para mudar a realidade.

Artistas como a americana Janet Echelman e o uruguaio Fernando Velázquez buscam alternativas tecnológicas para suas obras, provocando reflexões sobre as condições impostas pela realidade do meio ambiente que estão em constante movimento.

O resultado estético e conceitual em seus trabalhos sugere indicações de futuros que nos surpreendem pela beleza e gravidade dos desdobramentos do nosso planeta.


Janet Echelman: do artesanal ao tecnológico

Inicialmente, a artista americana trabalhou na Índia com artesãos locais para criar esculturas com formas leves e volumosas a partir de redes de pesca.

Desafiada à criar esculturas que resistissem às adversas condições meteorológicas (como vento de furacão), Echelman desenvolveu seu próprio software assim como uma parceria com uma fábrica automatizada para confeccionar as redes. .  

A série Earthtime explora a manifestação física do tempo global inspirada em dados da NASA e NOAA. Cada projeto da série é gerado a partir dos dados dos principais eventos geológicos que reduziram a duração de um dia.

O resultado são esculturas que traduzem com leveza e precisão esses dados que demonstram a afirmação do planeta às condições do meio ambiente.

“1.26” – Denver, Colorado

Fernando Velázquez e o Reconhecimento de Padrões

Velázquez, como artista transdisciplinar, explora a relação entre Natureza e Cultura colocando em diálogo dois tópicos principais: a capacidade perceptiva do corpo humano e a mediação da realidade por dispositivos técnicos.

Suas obras incluem vídeos, instalações , objetos interativos, performances audiovisuais e imagens geradas com recursos algorítmicos.

Em Reconhecimento de Padrões, temos uma instalação interativa formada por monitores de televisão organizados que projetam imagens sincronizadas da natureza gravadas por um drone. 

A interatividade fica por conta da interferência nas imagens causada pela proximidade do espectador na instalação, sugerindo o efeito do homem e o uso da tecnologia quando adentramos ao território natural.  

Reconhecimento de Padrões

O trabalho de Echelman e Velázques refletem sobre a vida dos homens em relação ao seu meio.

Suas produções trafegam e criam conexões entre o mundo artístico e o tecnológico e, se a tecnologia em sua ambiguidade, renova e atrasa, cria e destrói quando impregnada na arte, serve como matéria-prima para dar vazão à criatividade e iluminar as questões dos nossos tempos.



Veja também

https://arteref.com/arte-contemporanea/beeple-e-o-nft-uma-revolucao-na-arte-digital/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação” no MAR

"Nhe'ẽ Porã: memória e transformação" estreia no Museu de Arte do Rio na próxima sexta-feira…

26 minutos ago

Ayrson Heráclito: entrelaçando arte, história e cultura afro-brasileira

Ayrson Heráclito nos convida, por meio de sua arte, a explorar a riqueza e a…

1 dia ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

2 dias ago

Paço Imperial inaugura três exposições simultâneas

O Paço Imperial inaugura, a partir do dia 17 de abril de 2024, três exposições…

2 dias ago

Tomie Ohtake ganha mostra na Galeria Nara Roesler

A Galeria Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar, em parceria com o…

5 dias ago

Galeria de Arte André apresenta exposição de Manabu Mabe

A Galeria de Arte André, no ano em que se completa o centenário de nascimento…

5 dias ago