Jean-Michel Basquiat será o tema de um novo documentário, King Pleasure. Os acervos pessoais do lendário artista são as estrelas do projeto, que detém acesso total ao material de arquivo e obras de arte originais, permitindo que a obra que seja uma mistura de filmes caseiros nunca antes vistos, além de anotações, cadernos, fotografias, animação e entrevistas.
Wilson, que também trabalhou com nomes como Dita Von Teese, King Princess e Ziwe, será o diretor de King Pleasure, que inicia a produção ainda este ano.
Este é o mais recente projeto envolvendo o nome de Basquiat em andamento. Stephan James está contratado para estrelar e produzir uma série limitada com roteiro sobre o artista com Boat Rocker Studios.
Basquiat, cuja pintura sem título de uma caveira negra com riachos vermelhos e amarelos foi vendida em um leilão da Sotheby’s por mais de US$ 110 milhões em 2017, foi notícia no ano passado depois que o Museu de Arte de Orlando revelou 25 pinturas que mais tarde foram consideradas falsas.
Basquiat começou na cena do graffiti em Nova York no final dos anos 70, antes de se tornar um dos artistas mais jovens a expor na Whitney Biennial, em Nova York. Ele ficou conhecido, também, por sua amizade com Andy Warhol, antes de sua morte por overdose de heroína em 1988.
20 fatos sobre Jean-Michel Basquiat que você precisa saber
As irmãs de Basquiat, Lisane Basquiat e Jeanine Heriveaux, que administram a propriedade com sua madrasta, Nora Firtzpatrick, passaram anos se debruçando sobre as pinturas, desenhos, fotografias, filmes VHS, coleção de esculturas africanas, brinquedos e memorabilia de seu irmão para fazer a curadoria de uma exposição de sua vida. e trabalho. Recentemente, eles fizeram a curadoria da exposição Jean-Michel Basquiat: King Pleasure, que apresentou mais de 200 de suas peças, em Nova York e Los Angeles.
Andrew Fried, Jordan Wynn e Dane Lillegard, da Boardwalk, produzirão o documentário ao lado de Wilson e Ileen Gallagher. Os produtores executivos incluem Jeanine Heriveaux, Lisane Basquiat, Anthony Konigbagbe, Katherine Oliver, Lindsay Firestone, James Cunningham e Emi Stewart.
“Jean-Michel Basquiat foi um dos artistas mais eletrizantes de todos os tempos. Ele deixou para trás um corpo de trabalho que continua a inspirar e capturar a imaginação de pessoas de todas as esferas da vida”, disse Jordan Wynn, presidente da Boardwalk Studios. “Estamos honrados que Lisane e Jeanine e o resto da família Basquiat tenham nos concedido um acesso tão incrível a seu tesouro de materiais e estamos entusiasmados em colaborar com Quinn, que tem uma visão deslumbrante para um retrato íntimo e emocional de Jean-Michel Basquiat. vida.”
“Tive a sorte de obter uma compreensão íntima de Jean-Michel por meio das histórias e lembranças compartilhadas por suas irmãs e madrasta”, disse Wilson. “Descobrimos uma história que quebra a narrativa do que sabemos sobre o prolífico artista. Por meio de suas obras de arte, pensamentos e acervo inéditos, descobrimos uma história que destrói a compreensão convencional desse ícone e estou ansioso para fazer justiça à história de sua vida e iluminar ele não apenas como artista, mas como um homem.”
“Jean-Michel entendeu que a arte vive além das gerações e que, após sua morte, sua arte continuaria a revelar novas camadas de significado para nossa experiência humana compartilhada”, acrescentaram Lisane Basquiat e Jeanine Heriveaux. “Com tantas representações e narrativas falsas envolvendo a vida de nosso irmão, estamos entusiasmados em atualizar o legado do Jean-Michel que conhecíamos e amávamos muito. Não temos dúvidas de que a equipe da Boardwalk e o talentoso Quinn Wilson irão recuperar sua história com um novo documentário lindo, íntimo e poderoso.”
Wilson e Boardwalk são representados pela WME. A propriedade Basquiat é representada pela Artestar, Nova York.
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…
A cultura africana gerou grande influência na cultura mundial. No entanto, até os dias atuais,…
O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand realiza, com o apoio…
A Casagaleria recebe a exposição coletiva dos artistas ’uma pedrinha, uma nuvem, uma semente’, que…
Forever Is Now é uma exposição de arte contemporânea que reúne artistas de toda a…